Plataforma elo e autoria docente: novos horizontes às práticas pedagógicas no ensino híbrido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i44p104-116

Palavras-chave:

Plataformas digitais, ELO, REA, Autoria docente, Ensino híbrido

Resumo

O trabalho objetiva apresentar a plataforma ELO – Ensino de Línguas Online – como um sistema de autoria docente que possibilita a criação, o armazenamento e o compartilhamento aberto de Recursos Educacionais Abertos, a fim de refletir sobre a autoria docente como meio de qualificar a aprendizagem no ensino híbrido. Desta forma, serão discutidos aspectos a respeito das plataformas de autoria aberta para com o contexto de ensino híbrido, a apresentação das possibilidades e particularidades da plataforma ELO e, por fim, a abordagem da importância da prática de autoria docente. Para isso, a partir de uma pesquisa bibliográfica crítico-exploratória, serão usados os seguintes autores como fonte de leitura: Litto (2009); Toda at al (2017); Frantz et al (2018); Beviláqua, Costa e Fialho (2020); Leffa (2006, 2003, 2019) e Pretto (2012). A partir do estudo, concluiu-se que a criação de materiais didáticos pelos professores pode contribuir para a transformação e qualificação das práticas educativas no contexto da cibercultura. Dentre as possibilidades decorrentes, destacam-se: desenvolvimento de redes colaborativas para a (co)autoria de REA; qualificação dos materiais didáticos pautados na personalização, mobilidade e interatividade; e a promoção de novos espaços educativos de com a presença de professores autores, protagonistas e autônomos.

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Biografia do Autor

  • Hellen Boton Gandin, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

    Graduada em Letras – Inglês e Mestranda do Programa de Pós-Graduação-Mestrado em Educação, da URI, campus de Frederico Westphalen, RS.

  • Ana Paula Teixeira Porto, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

    Doutora e Mestre em Letras. Pesquisadora e docente do Programa de Pós-graduação - Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Regional Integrada (URI) – campus de Frederico Westphalen, RS.

Referências

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Publicado

2021-11-23

Como Citar

Gandin, H. B., & Porto, A. P. T. . (2021). Plataforma elo e autoria docente: novos horizontes às práticas pedagógicas no ensino híbrido. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 44, 104-116. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i44p104-116