Plínio, O Antigo, e a Descrição de Roma como Capital do Mundo (Mediterrâneo?)

Autores

  • Ivana Lopes Teixeira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-4218.v2i2p1-19

Palavras-chave:

Plínio, o Antigo, Roma, Itália, Império, Mediterrâneo

Resumo

O objetivo deste artigo, “Plínio, o Antigo, e a Descrição de Roma como Capital do Mundo (Mediterrâneo?)” é apresentar algumas considerações de Plínio, o Antigo, sobre a cidade de Roma como capital do mundo e da Itália como centro do Império Romano, a partir da leitura da História Natural, relacionando estas considerações a alguns paradigmas historiográficos sobre o mundo clássico e mediterrânico. Parte destas considerações dizem respeito à pesquisa de doutorado em desenvolvimento na FFLCH/USP , sob orientação do Prof. Dr. Norberto L. Guarinello, denominada “A Noção de Identidade Romana em Plínio, o Antigo, e a História Natural como um ‘Projeto’ Político - Pedagógico”, e parte é fruto dos encontros do Laboratório de Estudos do Império Romano e Mediterrâneo Antigo, LEIR - MA/USP, em torno da problemática das fronteiras e da integração dos povos antigos no/do Mediterrâneo, como paradigma historiográfico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ivana Lopes Teixeira, Universidade de São Paulo
    Doutoranda em História Social pela FFLCH-USP; membro do Laboratório de Estudos do Império Romano e Mediterrâneo Antigo (Leir-MA/USP)

Downloads

Publicado

2011-12-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Plínio, O Antigo, e a Descrição de Roma como Capital do Mundo (Mediterrâneo?). (2011). Mare Nostrum, 2(2), 1-19. https://doi.org/10.11606/issn.2177-4218.v2i2p1-19