A Relação entre a Democracia Ateniense e as Esposas Legítimas em Aristófanes (Séculos V-IV A.C.)

Autores

  • Bárbara Aniceto Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-4218.v8i9p17-37

Palavras-chave:

Grécia Clássica, Relações de gênero, Comédia, Esposas legítimas

Resumo

Amparados pela perspectiva de gênero, objetivamos discutir a estreita ligação existente entre a comédia aristofânica, a pólis ateniense e o feminino, especificamente no que diz respeito às esposas legítimas. Ao nos debruçarmos sobre a leitura das peças Lisístrata (411 a.C.), As Tesmoforiantes (411 a.C.) e Assembleia de Mulheres (392 a.C.), encenadas no contexto da Guerra do Peloponeso e posterior à derrota de Atenas (404 a.C.), acreditamos que a esposa legítima foi representada como mantenedora da cidade ateniense, uma vez que percebemos a ênfase em sua importância cívica por ser considerada um veículo justo de crítica nas peças aristofânicas. Ao problematizar os acontecimentos e decisões políticas de seu tempo, o comediógrafo o fez inserindo mulheres ativas em suas peças, responsáveis por aconselhar seus maridos sobre aquilo que julgavam prejudicial à pólis. Pela lei da cidadania, promulgada por Péricles e vigente a partir de meados do V século a.C. (450 a.C.), eram essas mulheres que carregavam o compromisso de reproduzir cidadãos atenienses, contribuindo para a manutenção da lógica democrática clássica. No presente artigo, examinamos alguns indícios documentais de Assembleia de Mulheres que nos auxiliam a pensar o problema da participação feminina na Atenas Clássica, bem como as peças Os Acarnenses (425 a.C.), Os Cavaleiros (424) e Rãs (405 a.C.), as quais apontam a natureza crítica das comédias aristofânicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bárbara Aniceto, Universidade Estadual Paulista
    Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” -Campus Franca e pesquisadora integrante do Grupo do Laboratório de Estudos Sobre o Império Romano G. LEIR (UNESP/Franca).

Downloads

Publicado

2018-02-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A Relação entre a Democracia Ateniense e as Esposas Legítimas em Aristófanes (Séculos V-IV A.C.). (2018). Mare Nostrum, 8(9), 17-37. https://doi.org/10.11606/issn.2177-4218.v8i9p17-37