Cinema e História Antiga: uma análise dos druidas da série "Britannia"

Autores

  • Dominique Santos Universidade de Blumenau
  • Jéssica Frazão Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes
  • Vitor Moretto Koch Universidade de Blumenau. Escola Técnica do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-4218.v11i2p211-233

Palavras-chave:

História Antiga, Séries de TV, Britannia, Druidas

Resumo

Britannia é uma série anglo-estadunidense do gênero fantasia histórica distribuída em formato streaming para televisão e internet pelas empresas Amazon e Sky. O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que se insere no conjunto do debate envolvendo a relação entre História e Cinema/Televisão/Séries de TV. O objetivo principal é analisar o referido produto audiovisual de modo a compreender como sua narrativa representa a Britannia Romana, concentrando-se, sobretudo, no papel desempenhado pelos druidas, tentando identificar quais os possíveis aspectos políticos, éticos e identitários que estariam por trás das escolhas que motivaram as representações de tais personagens.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dominique Santos, Universidade de Blumenau

    Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor de História Antiga e Medieval da Universidade de Blumenau (FURB), onde também coordena o LABEAM – Laboratório Blumenauense de Estudos Antigos e Medievais.

  • Jéssica Frazão, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGMPA/ECA-USP).

  • Vitor Moretto Koch, Universidade de Blumenau. Escola Técnica do Vale do Itajaí

    Estudante do Ensino Médio da Escola Técnica do Vale do Itajaí (ETEVI) da Universidade de Blumenau (FURB) e Bolsista do PIBIC-EM na mesma instituição.

Downloads

Publicado

2020-12-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Cinema e História Antiga: uma análise dos druidas da série "Britannia". (2020). Mare Nostrum, 11(2), 211-233. https://doi.org/10.11606/issn.2177-4218.v11i2p211-233