Pequeno histórico do ‘matriarcado’ como hipótese para a interpretação da pré-história

Autores

  • Lolita Guimarães Guerra Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Formação de Professores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-4218.v12i1p1-25

Palavras-chave:

Matriarcado, Pré-história, 'Grande Deusa', Johann Bachofen

Resumo

Neste artigo apresentamos um panorama do desenvolvimento da ideia de matriarcado pré-histórico desde sua formulação pelo classicista Johann Bachofen no século XIX até sua transformação, no século XX, por uma nova ênfase na proposição de uma ‘Grande Deusa’ pré-histórica. Refletimos sobre as ideias de História nela envolvidas, em especial quanto ao contraste entre uma Pré-História dinâmica, complexa e ao longo de sua própria temporalidade eivada de conflitos e transformações, como em Bachofen, e formulações em sentido oposto, encontradas em autoras como Jane Harrison, Jacquetta Hawkes e Marija Gimbutas. Além disso, consideramos as críticas acadêmicas e políticas conduzidas contra a hipótese.

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Biografia do Autor

  • Lolita Guimarães Guerra, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Formação de Professores

    Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, RJ, Brasil; Pesquisadora do Laboratório de Estudos de Gênero e Interseccionalidade (LABGEN) e do Centro Ciro Cardoso de Pesquisa do Pré-Capitalismo (CCCP-PréK), ambos da Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil. E-mail para contato: lolitagg@gmail.com

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Publicado

2021-03-12

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Pequeno histórico do ‘matriarcado’ como hipótese para a interpretação da pré-história. (2021). Mare Nostrum, 12(1), 1-25. https://doi.org/10.11606/issn.2177-4218.v12i1p1-25