A produção de listas de fãs: memória, influência e debate no “evento” do fandom

Autores

  • Paul Booth DePaul University. Chicago

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v9i2p85-107

Palavras-chave:

Fandom, estudos de fã, memória, influência, hierarquia, lista

Resumo

Até o momento, há poucos estudos de fandom e de audiência dos fãs que enfoquem a prática da elaboração de listas. Este artigo, que introduz a análise do tema, inicialmente defende que a feitura de listas por fãs permite que eles tenham uma oportunidade de, ao mesmo tempo, recordar, influenciar e discutir. Em segundo lugar, o artigo mostra a elaboração de listas como um instrumento para perceber semelhanças entre as diferentes práticas dos fãs de mídia, música e esportes. Por fim, o artigo adverte contra a universalidade destas práticas de produção de listas, ilustrando como as mesmas revelam a artificialidade do evento nas atividades do fã. Usando uma combinação das análises Žižekianas e couldryanas, o artigo defende que a elaboração de listas realizada pelos fãs torna-se um novo modo de ler simplificadamente suas atividades, e destaca o ritual de mídia do fandom.

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Biografia do Autor

  • Paul Booth, DePaul University. Chicago
    Professor adjunto, Media and Cinema Studies, College of Communication, DePaul University

Publicado

2015-12-07

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Booth, P. (2015). A produção de listas de fãs: memória, influência e debate no “evento” do fandom. MATRIZes, 9(2), 85-107. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v9i2p85-107