Revendo bipartidarismos no contexto da teoria clássica do cinema: formalismo e realismo, identificação e essencialismo

Autores

  • Alfredo Suppia Universidade Estadual de Campinas. Departamento de Cinema

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v9i2p199-221

Palavras-chave:

Teoria do cinema, história do cinema, Ricciotto Canudo, formalismo, realismo

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar aspectos da teoria clássica do cinema, com especial atenção aos primórdios do pensamento cinematográfico, visando ao esclarecimento de algumas controvérsias e o aprofundamento de determinados debates, os quais, ainda hoje, não parecem totalmente superados. Portanto, dois aspectos serão investigados: a oscilação entre aproximação e afastamento do cinema com relação às demais manifestações artísticas e a abordagem bipartidária da história da teoria do cinema, organizada em torno de dois eixos fundamentais, o formalista e o realista

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Biografia do Autor

  • Alfredo Suppia, Universidade Estadual de Campinas. Departamento de Cinema
    Professor de cinema do Departamento de Cinema (Decine) e do Programa de Pós-graduação em Multimeios (PPGMM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Publicado

2015-12-07

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda

Como Citar

Suppia, A. (2015). Revendo bipartidarismos no contexto da teoria clássica do cinema: formalismo e realismo, identificação e essencialismo. MATRIZes, 9(2), 199-221. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v9i2p199-221