O corpo fragmentado do cinema contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v10i2p197-201Palavras-chave:
Cinema, corpo cinemático, estética, imagemResumo
Em O corpo cinemático, Steven Shaviro procura explorar as relações entre o aparelho cinemático e a vida do corpo, sugerindo que os dois não são alheios ou extrínsecos um ao outro, uma vez que sua interpretação simbólica e parasitária faz parte da cultura pós-moderna das relações sociais e tecnológicas da sociedade capitalista. Compreendendo o cinema como um medium vívido que provoca reações corpóreas de desejo e medo, prazer e nojo, fascínio e vergonha, o autor busca as relações com a pós-modernidade, a política dos corpos humanos, a construção da masculinidade e a estética masoquista, presentes nos filmes.
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Publicado
2016-08-31
Edição
Seção
Resenhas de livros
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Como Citar
Dantas, E. (2016). O corpo fragmentado do cinema contemporâneo. MATRIZes, 10(2), 197-201. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v10i2p197-201