A propósito de cultura e representação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v10i3p219-224

Palavras-chave:

Stuart Hall, Estudos Culturais, representação

Resumo

O recém-lançado Cultura e representação, de Stuart Hall, traz dois longos artigos origináriosde cursos oferecidos pelo intelectual jamaicano na The Open University, em Londres, na década de 1990: o primeiro apresenta a versão do autor para a denominada “virada linguística” nos estudos da “representação” no âmbito da cultura desde o estruturalismo saussuriano até Michel Foucault; no segundo, a partir de um repertório de imagens que abarcam mais de um século, Hall expõe e analisa a constituição e naturalização, na mídia, do nexo entre diferença racial e subalternização do corpo negro. São duas contribuições lúcidas, bem fundamentadas e generosas para os estudos de cultura entre nós.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eneida Leal Cunha, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
    Professora Titular de Literatura Brasileira da Universidade Federal da Bahia e pesquisadora do CNPq. Desde 2011 é Professora Associada na PUC-Rio. Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais do CEFET-RJ.

Referências

HALL, S. Estudos culturais e seu legado teórico. In: SOVIK, L. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003. p. 199-218.

Publicado

2016-12-23

Edição

Seção

Resenhas de livros

Como Citar