Práticas reflexivas em blogs de ciência escritos por cientistas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v11i3p197-219Palavras-chave:
Divulgação científica, reflexividade, discurso, blogs de ciênciaResumo
Investigamos a configuração discursiva de blogs de divulgação científica escritos por cientistas. Partindo do aporte de Foucault e Maingueneau, analisamos os enunciados de 1.329 posts de 43 blogs, identificando suas formações discursivas (FD). Identificamos enunciados que se inscrevem na FD da reflexividade constituindo: modalidades de enunciação de falar de si, falar da instituição científica e falar da ciência e funções-sujeito de Cientista-blogueiro-protagonista, que posiciona o enunciador como personagem do enunciado, e de Cientista-blogueiro-comentador, que o legitima a opinar sobre a prática científica. Os blogs moldam-se como espaços de reflexividade para o cientista e reiteram sua posição de guardião do discurso sobre a ciência.
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