Televisão e cultura política brasileira

o mandonismo figurado em Renascer e O rei do gado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v12i2p259-280

Palavras-chave:

Telenovela, Estilo televisivo, Terra, Matrizes culturais

Resumo

Baseado na análise do estilo televisivo, este artigo explora a figuração das relações de poder e de subjugação em cenas extraídas das telenovelas Renascer (1993) e O Rei do Gado (1996). A meta é investigar como tais materialidades oferecem ao público uma experiência visual da terra e a matriz cultural que a subjaz. Concluímos que há um deslocamento na abordagem: enquanto em Renascer o pacto com diabo revela a imbricação das matrizes do mandonismo e do realismo maravilhoso, em O Rei do Gado a negociação entre fazendeiro e sem-terra revela a política fundiária, a personificação do poder e a incompletude da reforma agrária.

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Biografia do Autor

  • Reinaldo Maximiano Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

    Doutorando do PPGCOM/UFMG, integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura em Televisualidades (COMCULT). Mestre em Literaturas de Língua Portuguesa (PUC/Minas) e especialização em Jornalismo e Práticas Contemporâneas (UNIBH). Jornalista profissional (UNIBH) e professor universitário desde 2002. integrante do coletivo de roteiristas Texto Brasileiro (www.textobrasileiro.com). Participa do programa “Em boa companhia” da Rádio Inconfidência AM, apresentando o quadro “Teletema” que aborda a presença da telenovela no cotidiano.

  • Simone Maria Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

    É professora Associada do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais onde realizou seu estágio pós-doutoral (2005). Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e graduada em Sociologia por esta mesma instituição (1997). Graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católicas de Minas Gerais (1994). Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura em Televisualidades (COMCULT) do PPGCOM/UFMG. Mantém interesse nas seguintes áreas: poética televisual; estudos de cultura visual, estudos de televisão no Brasil e na América Latina, televisualidades e tecnidades, teoria social crítica latino-americana; modernidade e cultura política na América Latina.

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Publicado

2018-08-29

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda

Como Citar

Pereira, R. M., & Rocha, S. M. (2018). Televisão e cultura política brasileira: o mandonismo figurado em Renascer e O rei do gado. MATRIZes, 12(2), 259-280. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v12i2p259-280