Gestões sensacionalistas: as atrações e o audiovisual no YouTube

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v13i1p169-189

Palavras-chave:

Cinema de atrações, Espetáculo, Youtube, Manifestações políticas

Resumo

Este artigo argumenta por uma aproximação entre a espectatorialidade e estética do audiovisual na web e a experiência do cinema de atrações. A partir da análise de um caso em particular, mas que parece sintomático, pretendemos demonstrar como a retórica encontrada em boa parte dos audiovisuais do YouTube faz uso intenso do endereçamento direto ao espectador, da força performática da imagem e do corpo em movimento para a câmera e da lógica do excesso que marca o sensacionalismo, através de uma espectatorialidade participativa, fragmentária e errante. Essas características revelam permanências do regime de atrações nesses audiovisuais, bem como a força política de uma gestão moral a partir das estratégias sensacionalistas.

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Biografia do Autor

  • Mariana Baltar, Universidade Federal Fluminense

    Professora do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF.

  • Adil Giovanni Lepri, Universidade Federal Fluminense

    Bacharel em Cinema e Audiovisual pela UFF, mestre em comunicação e doutorando em Cinema e Audiovisual pela mesma instituição. Professor substituto 20h da UFRJ, no curso de Rádio e TV.

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Publicado

2019-04-30

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda

Como Citar

Baltar, M., & Lepri, A. G. (2019). Gestões sensacionalistas: as atrações e o audiovisual no YouTube. MATRIZes, 13(1), 169-189. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v13i1p169-189