A interação mediada na era digital

Autores

  • John B. Thompson University of Cambridge

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v12i3p17-44

Palavras-chave:

Comunicação, Interação, Mídia, Visibilidade, Informantes

Resumo

Em A mídia e a modernidade, Thompson desenvolve uma teoria interacional dos meios de comunicação que distingue três tipos básicos de interação: 1) interação face a face; 2) interação mediada; e 3) quase-interação mediada. À luz da revolução digital e do crescimento da internet, este artigo apresenta um quarto tipo: a interação mediada on-line. Baseando-se na distinção de Goffman entre as regiões frontais e as de fundo, Thompson mostra como a quase-interação mediada e a interação on-line mediada criam novas oportunidades para o vazamento de informações e conteúdos simbólicos das regiões secundárias para as frontais, com consequências que podem ser embaraçosas, prejudiciais e, por vezes, extremamente perturbadoras.

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Publicado

2018-12-26

Como Citar

Thompson, J. B. (2018). A interação mediada na era digital. MATRIZes, 12(3), 17-44. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v12i3p17-44

Edição

Seção

Dossiê