A comunidade na expropriação:

modos de alteridade no cinema de Pedro Costa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v14i1p267-288

Palavras-chave:

Comunidade, figura humana, cinema, Pedro Costa

Resumo

O artigo discute os modos de alteridade evidenciados pelos elementos estruturais de Ossos (1997), No quarto da Vanda (2000) e Juventude em marcha (2006), de Pedro Costa. Ao descrever e analisar as formas fílmicas escolhidas para construir vias de acesso entre os corpos em cena, valorizando a constante exposição ao outro, busca-se apresentar como o cinema do realizador português constitui uma comunidade intrínseca à expropriação. O artigo opta por um viés comparatista entre os filmes de Costa e os de cineastas que o influenciaram, como John Ford e Yasujiro Ozu; para além da breve consulta a obras de Van Gogh e Gustave Courbet, artistas que compartilham motivos visuais e, acreditamos, uma sensibilidade social comum com o diretor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Pereira da Costa Júnior, Universidade de São Paulo

Pesquisador de Pós-Doutorado (PNPD/Capes) do Departamento de Artes Plásticas da Universidade de São Paulo, Doutor em Meios e Processos Audiovisuais na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo.

Referências

Araújo Silva, M. (2010). Pedro Costa e sua poética da pobreza. In C. Maia, D. R. Duarte, & P. Mourão (Orgs.), O cinema de Pedro Costa (pp. 111-134). São Paulo, SP: CCBB.

Arendt, H. (1993). O que é política? Rio de Janeiro, RJ: Bertrand Brasil.

Arendt, H. (2009). A condição humana (10a ed.). Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária. (Obra original publicada em 1958)

Aumont, J. (1989). L’oeil interminable: Cinéma et peinture. Toulouse, França: Séguier.

Barthes, R. (1968). L’effet de réel. Communication, 11, 84-89.

Baumgartner, K. (Produtor), Pfäffli, A. (Produtor), Villa-Lobos, F. (Produtor), & Costa, P. (Diretor). (2000). No quarto da Vanda [Filme]. Portugal, Alemanha, Suíça, Itália: Contracosta Produções, Pandora Film.

Bobbio, N. (1991). Thomas Hobbes. Rio de Janeiro, RJ: Campus.

Bordwell, D. (1988). Ozu and the poetics of cinema. Princeton, NJ: Princeton University Press.

Branco, P. (Produtor), & Costa, P. (Diretor). (1994). Casa de lava [Filme]. Portugal, França, Alemanha: Madragoa Filmes, Gemini Films, Pandora Filmproduktion.

Branco, P. (Produtor), & Costa, P. (Diretor). (1997). Ossos [Filme]. Portugal: Madragoa Filmes.

Brasil, A. G. (2016). Rever, retorcer, reverter e retomar as imagens: Comunidades de cinema e cosmopolítica. Galaxia, (33), 77-93. doi: https://doi.org/10.1590/1982-25542016226054

Cheval, O. (2016). Le partage de la douleur. Une anthropologie figurative du cinéma contemporain (Tese de doutorado). Recuperado de http://www.theses.fr/2016LYSE2139

Clark, T. J. (2007). Une image du peuple: Gustave Courbet et la révolution de 1848. Villeurbanne, França: Les Presses du Réel.

Comolli, J. L. (2008). Sob o risco do Real. In C. Guimarães (Org.), Ver e poder (pp. 168-178). Belo Horizonte, MG: UFMG.

Costa, P. (2007). Entrevista de Pedro Costa a P. M. Guimarães e D. Ribeiro. In Catálogo do 11º Forumdoc.bh.2007. Belo Horizonte, MG: UFMG.

Costa, P. (2010). Uma porta fechada que nos deixa a imaginar. In C. Maia, D. R. Duarte & P. Mourão (Orgs.), O cinema de Pedro Costa (pp. 147-167), São Paulo, SP: CCBB.

Costa Júnior, E. P. (2018). A figura humana no cinema: Matéria, desejo e comunidade (Tese de doutorado). Recuperado de https://bit.ly/2QZ9uNk

Courbet, G. (1849). Depois do jantar em Ornans (L’Après dînée à Ornans) [Pintura]. Recuperado de https://bit.ly/2yizeO5

Dardenne, L. (Produtor & Diretor), & Dardenne, J. P. (Produtor & Diretor). (2014). Dois dias, uma noite (Deux jours, un jour) [Filme]. França, Itália, Bélgica: Les Films du Fleuve.

Duarte, D. R. (2018). Comunidade estética e política no cinema de Pedro Costa (Tese de doutorado). Recuperado de https://run.unl.pt/handle/10362/56402

Esposito, R. (2000). Communitas: Origine et destin de la communauté. Paris, França: Essais du Collège International de Philosophie.

Esposito, R. (2009). Immunitas: Protección y negación de la vida. Buenos Aires, Argentina: Amorrortu.

Fujimoto, S. (Produtor), Kaneko, M. (Produtor), Teramoto, T. (Produtor), & Ozu, Y. (Diretor). (1961). Fim de verão (Kohayagawe-ke no aki) [Filme]. Japão: Toho Company, Takarazaka Productions.

Giard, L. (1996). Cozinhar. In M. De Certeau, L. Giard, & P. Mayol (1996). A invenção do cotidiano: 2. Morar, cozinhar (pp. 211-332). Petrópolis, RJ: Vozes.

Gonçalves, V., & Costa, P. (1989). O sangue [Filme]. Portugal: Trópico Filmes, Instituto do Cinema e Audiovisual, Rádio e Televisão de Portugal, Fundação Calouste Gulbenkian.

Guimarães, C. (2015). O que é uma comunidade de cinema? Eco-Pós, 18(1), 45-56.

Hobbes, T. (2003). Cap. XIII. Da condição natural da Humanidade relativamente à sua Felicidade e Miséria. In T. Hobbes, Leviatã (pp. 106-111). São Paulo, SP: Martins Fontes.

Hirszman, L. (Produtor & Diretor). (1981). Eles não usam black-tie [Filme]. Brasil: Embrafilme, Leon Hirszman Produções Cinematográficas.

Leutrat, J. L. (1995). Vie des fantômes: Le fantastique au cinéma. Paris, França: Cahiers du Cinéma, L’Étoile.

Nancy, J. L. (1999). La communaute désoeuvrée. Paris, França: Christian Bourgois. (Obra original publicada em 1986).

Oliveira Junior, L. C. (2017). Retratos em movimento. Ars, 15(31), 183-208. doi: https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.141282

Ozu, Y. (Diretor). (1931). Coral de Tóquio (Tôkyô no kôrasu) [Filme]. Japão: Shochiku.

Ozu, Y. (Diretor). (1942). Era uma vez um pai (Chichi ariki) [Filme]. Japão: Shochiku.

Van Gogh, V. (1885). Os comedores de batata (Aardappeleters) [Pintura]. Recuperado de https://bit.ly/2WZqerp

Van Gogh, T. (1986). Cartas a Théo. São Paulo, SP: L&PM.

Villa-Lobos, F. (Produtor), & Costa, P. (Diretor). (2006). Juventude em marcha [Filme]. Portugal, França Suíça: Ventura Film, Contracosta Produções.

Zanuck, D. F. (Produtor), & Ford, J. (Diretor). (1940). As vinhas da ira (The Grapes of Wrath) [Filme]. Estados Unidos: Twentieth Century Fox.

Publicado

2020-05-07

Como Citar

Costa Júnior, E. P. da. (2020). A comunidade na expropriação:: modos de alteridade no cinema de Pedro Costa. MATRIZes, 14(1), 267-288. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v14i1p267-288

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda