Música, sons e dissensos: a potência poética feminina nas ruas do Rio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v14i2p163-179

Palavras-chave:

Comunicação, Cultura urbana, Poetry slam, Hip hop, Gênero

Resumo

Nesse artigo busca-se repensar a vitalidade e capacidade movente das músicas e sons rimados na cena do slam e do hip hop feminino, que potencializam estética e politicamente experiências artivistas na cidade do Rio de Janeiro, elaborando territorialidades e dissensos significativos. Parte-se do pressuposto de que esses atores vêm descontruindo os discursos e as práticas associadas aos gêneros, os quais são naturalizados no cotidiano, especialmente o de mulheres pobres e negras do país. Assim, analisa-se a atuação dessas redes que se engajam no “mundo da rima feminina carioca” – que participam das Batalha das Musas e do Slam das Minas –, os quais vêm não só construindo heterotopias potentes, mas também reinserindo várias temáticas na pauta do dia, tais como: cidadania, gênero, pós-gênero, racismo, machismo, heteronormatividade e violência.

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Biografia do Autor

  • Cíntia Sanmartin Fernandes, Universidadedo Estado do Rio de Janeiro

    Docente e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidadedo Estado do Rio de Janeiro (PPGCom-UERJ), doutora em Sociologia Política.

  • Micaeal Herschmann, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutor em Comunicação pela UFRJ, pesquisador do CNPq, professor do PPGCOM da UFRJ, onde também coordena o NEPCOM.

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Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda

Como Citar

Fernandes, C. S., & Herschmann, M. (2020). Música, sons e dissensos: a potência poética feminina nas ruas do Rio. MATRIZes, 14(2), 163-179. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v14i2p163-179

Dados de financiamento