Para além dos dados coletados: políticas das APIs nas plataformas de mídias digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v15i1p103-122

Palavras-chave:

Plataforma de mídia social, Métodos digitais, Datificação, Algoritmos, APIs

Resumo

O artigo discute questões conceituais e metodológicas a serem enfrentadas por pesquisas empíricas baseadas em dados obtidos através de Application Programming Interfaces (APIs) de plataformas online. Em diálogo com os Estudos de Plataforma, métodos digitais e outras abordagens ancoradas nos estudos de ciência e tecnologia (STS), o artigo volta-se para a relação entre as políticas das APIs e dimensões como affordances, governança, datificação e mediações algorítmicas em mídias sociais como Twitter e Facebook. Aspectos materiais, políticos, normativos e econômicos são discutidos por meio de exemplos que vão da implementação das primeiras APIs, nos anos 2000, aos desafios recentes, em especial após o escândalo Cambridge Analytica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos D'Andréa, Universidade Federal de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordenador do grupo de pesquisa R-EST – estudos redes sociotécnicas. Orcid: https://orcid.org/0000- 0001-7328-6714. 

Referências

Ahmed, W. (2019, 18 de junho). Using Twitter as a data source: An overview of social media research tools. LSE Impact Blog. http://bit.ly/3r14GWP

Ahmed, W., Bath, P. A., & Demartini, G. (2017). Using Twitter as a data source: An overview of ethical, legal, and methodological challenges. In K. Woodfield (Ed.), The ethics of online research (Vol. 2, pp. 79-107). Emerald. https://doi.org/10.1108/S2398-601820180000002004

Bodle, R. (2011). Regimes of sharing. Information, Communication & Society, 14(3), 320-337. https://doi.org/10.1080/1369118X.2010.542825

Borra, E., & Rieder, B. (2014). Programmed method: Developing a toolset for capturing and analyzing tweets. Aslib Journal of Information Management, 66(3), 262-278. https://doi.org/10.1108/AJIM-09-2013-0094

Boyd, D., & Crawford, K. (2012). Critical questions for big data. Information, Communication & Society, 15(5), 662-679. https://doi.org/10.1080/1369118X.2012.678878

Bruns, A. (2019). After the ‘APIcalypse’: Social media platforms and their fight against critical scholarly research. Information, Communication & Society, 1-23. https://doi.org/10.1080/1369118X.2019.1637447

Bucher, T. (2013). Objects of intense feeling: The case of the Twitter APIs. Computational Culture, 3. http://bit.ly/3c0jWPJ

Bucher, T. (2018). If... then: Algorithmic power and politics. Oxford University Press.

Bucher, T., & Helmond, A. (2018). The affordances of social media platforms. In J. Burgess, A. Marwick, & T. Poell (Eds.), The SAGE handbook of social media (pp. 233-253). Sage. http://dx.doi.org/10.4135/9781473984066.n14

Cadwalladr, C., & Graham-Harrison, E. (2018, 17 de março). Revealed: 50 million Facebook profiles harvested for Cambridge Analytica in major data breach. The Guardian. http://bit.ly/3vyYXLo

d’Andréa, C. F. de B. (2018). Cartografando controvérsias com as plataformas digitais: Apontamentos teórico-metodológicos. Galáxia, (38), 28-39. https://doi.org/10.1590/1982-2554234208

d'Andréa, C. F. de B. (2020). Pesquisando plataformas online: Conceitos e métodos. Edufba. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32043

d'Andréa, C., & Melgaço, L. (2019, 11-14 de junho). Tecnologias emergentes: “Questões problemáticas” do VAR tuitadas durante a Copa 2018 [Artigo apresentado]. XVIII Encontro Anual da Compós, Porto Alegre, RS, Brasil. https://bit.ly/3c5mHz9

Davies, H. (2015, 11 de dezembro). Ted Cruz campaign using firm that harvested data on millions of unwitting Facebook users. The Guardian. http://bit.ly/2OOxmVV

Doctorow, C. (2006, 3 de julho). T-shirt design: “The Internet, a Series of Tubes”. Boing Boing. http://bit.ly/3eUgs2N

Freelon, D. (2018). Computational research in the post-APIs age. Political Communication, 35(4), 665-668. https://doi.org/10.1080/10584609.2018.1477506

Gadde, V., & Gasca, D. (2018). Measuring healthy conversation. Blog Twitter. http://bit.ly/3r05Q53

Gerlitz, C., & Helmond, A. (2013). The like economy: Social buttons and the data-intensive web. New Media & Society, 15(8), 1348-1365. https://doi.org/10.1177/1461444812472322

Gerlitz, C., & Rieder, B. (2018). Tweets are not created equal. A platform perspective on social media metrics. International Journal of Communication, 12, 528-547. https://bit.ly/3lty2fm

Gillespie, T. (2010). The politics of “platforms”. New Media & Society, 12(3), 347-364. https://doi.org/10.1177/1461444809342738

Gillespie, T. (2018). A relevância dos algoritmos. Parágrafo, 6(1), 95-121. http://bit.ly/38VfMq5

Gorwa, R. (2019). What is platform governance? Information, Communication & Society, 22(6), 854-871. https://doi.org/10.1080/1369118X.2019.1573914

Helmond, A. (2015). The platformization of the web: Making web data platform ready. Social Media + Society, 1(2), 1-11. https://doi.org/10.1177/2056305115603080

Helmond, A., Nieborg, D. B., & van der Vlist, F. N. (2019). Facebook’s evolution: Development of a platform-as-infrastructure. Internet Histories, 3(2), 123-146. https://doi.org/10.1080/24701475.2019.1593667

Histórico das APIs no monitoramento e pesquisa em mídias sociais. (s.d.). IBPAD. http://bit.ly/2Nxpdor

Introna, L. D. (2016). Algorithms, governance, and governmentality: On governing academic writing. Science, Technology, & Human Values, 41(1), 17-49. https://doi.org/10.1177/0162243915587360

King, G., & Persily, N. (2019, 28 de abril). First grants announced for independent research on social media’s impact on democracy using Facebook data. Social Science One. http://bit.ly/3r42Y74

King, G., & Persily, N. (2020). A new model for industry–academic partnerships. PS: Political Science & Politics, 53(4), 703-709. https://doi.org/10.1017/S1049096519001021

Law, J. (2017). STS as method. In U. Felt, R. Fouché, C. A. Miller, & L. Smith-Doerr (Eds.), The handbook of science and technology studies (pp. 31-57). MIT Press.

Mackenzie, A. (2018). From APIs to AI: Platforms and their opacities. Information, Communication & Society, 22(13), 1989-2006. https://doi.org/10.1080/1369118X.2018.1476569

Marres, N. (2015). Why map issues? On controversy analysis as a digital method. Science, Technology & Human Values, 40(5), 655-686. https://doi.org/10.1177/0162243915574602

Marres, N., & Gerlitz, C. (2016). Interface methods: Renegotiating relations between digital social research, STS and sociology. The Sociological Review, 64(1), 21-46. https://doi.org/10.1111/1467-954X.12314

Marres, N., & Weltevrede, E. (2013). Scraping the Social? Issues in live social research. Journal of Cultural Economy, 6(3), 313-335. https://doi.org/10.1080/17530350.2013.772070

Mintz, A. G. (2019). Visualidades computacionais e a imagem-rede: Reapropriações do aprendizado de máquina para o estudo de imagens em plataformas online [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais]. Repositório institucional da UFMG. http://bit.ly/2P6j3vP

Plantin, J.-C., Lagoze, C., Edwards, P. N., & Sandvig, C. (2018). Infrastructure studies meet platform studies in the age of Google and Facebook. New Media & Society, 20(1), 293-310. https://doi.org/10.1177/1461444816661553

Puschmann, C., & Burgess, J. (2014). The politics of Twitter data. In K. Weller, A. Bruns, J. Burgess, M. Mahrt, & C. Puschmann (Eds.), Twitter and society (pp. 43-54). Peter Lang US.

Recuero, R. (2019, 9 de julho). Mídia social, plataforma digital, site de rede social ou rede social? Não é tudo a mesma coisa? Raquel Recuero. http://bit.ly/3tHK4Vw

Rieder, B. (2018). Examinando uma técnica algorítmica: O classificador de Bayes como uma leitura interessada da realidade. Parágrafo, 6(1), 123-142. https://bit.ly/2PagYih

Rieder, B., Matamoros-Fernández, A., & Coromina, O. (2018). From ranking algorithms to ‘ranking cultures’: Investigating the modulation of visibility in YouTube search results. Convergence, 24(1), 50-68. https://doi.org/10.1177/1354856517736982

Rogers, R. (2013). Digital methods. MIT Press.

Rogers, R. (2018a). Otherwise engaged: Social media from vanity metrics to critical analytics. International Journal of Communication, 12, 450-472. https://bit.ly/3vOhqE7

Rogers, R. (2018b). Social media research after the fake news debacle. Partecipazione e Conflitto, 11(2), 557-570. http://doi.org/10.1285/i20356609v11i2p557

Schneider, T. (2006, 11 de julho). Mr. Stevens’ wild ride through a “series of tubes”. Public Knowledge. http://bit.ly/3r04fw5

Shiffman, N. (s.d.). CrowdTangle for academics and researchers. CrowdTangle. http://bit.ly/3r0FIab

Stone, B. (2006, 20 de setembro). Introducing the Twitter APIs. Blog Twitter. http://bit.ly/3s5PiKm

van de Ven, R. (2017, 25 de janeiro). Choose how you feel; you have seven options. INC Longform. http://bit.ly/2Nv82nh

van Dijck, J. (2013). The culture of connectivity: A critical history of social media. Oxford University Press.

van Dijck, J. (2017). Confiamos nos dados? As implicações da datificação para o monitoramento social. MATRIZes, 11(1), 39-59. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v11i1p39-59

van Dijck, J., Poell, T., & de Waal, M. (2018). The platform society. Oxford University Press.

Venturini, T., & Rogers, R. (2019). “APIs-Based Research” or how can digital sociology and journalism studies learn from the Facebook and Cambridge Analytica data breach. Digital Journalism, 7(4), 532-540. https://doi.org/10.1080/21670811.2019.1591927

Vimieiro, A. C., & Bargas, J. de K. R. (2019). O uso de dados e métodos digitais nas pesquisas em comunicação. Revista Famecos, 26(2), e32473. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.2.32473

Publicado

2021-06-08

Como Citar

D’Andréa, C. (2021). Para além dos dados coletados: políticas das APIs nas plataformas de mídias digitais. MATRIZes, 15(1), 103-122. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v15i1p103-122

Edição

Seção

Dossiê

Dados de financiamento