Introdução ao pensamento comunicacional argentino

Autores

Palavras-chave:

Pensamento comunicacional argentino, Escola latinoamericana de comunicação, Biografias intelectuais

Resumo

A resenha versa sobre a coletânea de textos dedicada a três pensadores da escola de comunicação argentina. Organizado por Guillermo Mastrini, Mariano Zarowsky e María Rodríguez, o volume reconstrói o percurso biográfico e intelectual de Margarita Graziano, Aníbal Ford e Héctor Schmucler, figuras por trás do estabelecimento das ciências da comunicação na Universidade de Buenos Aires. Com o objetivo de prestar merecida homenagem aos pioneiros, observa-se que o material recupera em detalhe as trajetórias, mas não preenche a falta de exame para entender o significado intelectual dos referidos legados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otávio Daros, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Fellow do Laboratório de História da Comunicação e Mudança da Mídia, na Universidade de Bremen. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0738-8207. E-mail: otavio.daros@gmail.com.

Referências

Dorfman, A., & Mattelart, A. (1971). Para leer al Pato Donald. Siglo XXI.

Graziano, M. (1974). Los dueños de la televisión argentina. Comunicación y Cultura, 3, 175-212.

Graziano, M. (1980). Para una definición alternativa de la comunicación. Anuario Inicio, 1, 71-74.

Graziano, M. (1981). Consideraciones y propuestas acerca del papel del diagnóstico en la planificación [Trabalho de conclusão de curso não publicado]. Universidad Central de Venezuela, Caracas.

Graziano, M. (1986). Política o ley: Debate sobre el debate. Espacios, (7), 24-32. Ford, A. (1987). Desde la orilla de la ciencia: Ensayos sobre identidad, cultura y territorio. Puntosur.

Ford, A. (1994). Navegaciones: Comunicación, cultura y crisis. Amorrortu.

Ford, A. (1999). La marca de la bestia: Identificación, desigualdades e infoentretenimiento en la sociedad contemporánea. Norma.

Mastrini, G., Rodríguez, M. G, & Zarowsky, M. (Orgs.). (2020). Pensadoras de la comunicación argentina: Margarita Graziano, Aníbal Ford y Héctor Schmucler. Ediciones Universidad Nacional de General Sarmiento. https://bit.ly/39sRyEK

Muraro, H. (2020). Epílogo: La primera escuela de la comunicación de la Argentina (años 1960-1983). In G. Mastrini, M. G. Rodríguez, & M. Zarowsky (Orgs.), Pensadoras de la comunicación argentina: Margarita Graziano, Aníbal Ford y Héctor Schmucler. Ediciones Universidad Nacional de General Sarmiento. https://bit.ly/39sRyEK

Rinesi, E., Moyano, J., & Forster, R. (Orgs.). (2018). Pensadores de la comunicación argentina: Oscar Landi, Nicolás Casullo, Jorge B. Rivera. Ediciones Universidad Nacional de General Sarmiento.

Schmucler, H., & Mattelart, A. (1983). América Latina en la encrucijada telemática. Paidós.

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Daros, O. (2020). Introdução ao pensamento comunicacional argentino. MATRIZes, 14(3), 263-268. Recuperado de https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/174958

Edição

Seção

Resenhas de livros