Melodrama, excesso e narrativas midiáticas: uma sistematização baseada na abordagem de parentesco intelectual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v16i1p181-207

Palavras-chave:

Estudo comparativo, Parentesco intelectual, Mídia, Melodrama, Excesso

Resumo

O artigo apresenta quatro ontologias possíveis por meio da natureza, composição, finalidade e localização das relações entre o excesso e o melodrama nas narrativas midiáticas. A concepção de parentesco intelectual é metodologicamente mobilizada em três categorias: identificação do antagônico comum, evidenciação da semelhança na intercomunicação e valorização da dessemelhança como manutenção da autonomia. As considerações finais destacam a não consensualidade sobre a natureza do melodrama; o entendimento binominal sobre a composição relacional excesso/melodrama; disputas de sentido sobre as finalidades de ação do excesso no melodrama; e o entendimento de que as materialidades nas quais incidem o excesso e o melodrama são múltiplas.

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Biografia do Autor

  • Anderson Lopes da Silva, Universidade Federal do Paraná

    Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Linguagens e Discursos nos Meios de Comunicação (GELiDis), vinculado à USP/CNPq, e do Núcleo de Estudos em Ficção Seriada e Audiovisualidades (NEFICS), vinculado à UFPR/ CNPq. Membro da Rede Obitel Brasil (Equipe UFPR/ Unisa).

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Publicado

2022-05-09

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda

Como Citar

Melodrama, excesso e narrativas midiáticas: uma sistematização baseada na abordagem de parentesco intelectual. (2022). MATRIZes, 16(1), 181-207. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v16i1p181-207