Os caminhos das mobilizações on-line antirracismo no Brasil em 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v16i1p235-256

Palavras-chave:

Mídia, Twitter, Black lives matter, Vidas negras importam, Racismo

Resumo

O artigo visa compreender as dinâmicas de visibilidade da mobilização on-line antirracismo em 2020 no Twitter e na mídia tradicional on-line brasileira. Trabalhamos com dois materiais. O primeiro é um conjunto de tweets (n = 5.811.499) com menções ao BlackLivesMatter e ao VidasNegrasImportam de 12 de maio a 19 de julho. O segundo estuda 1.650 textos de sites de notícias brasileiros sobre os mesmos temas. Analisando a dinâmica da comunicação e a temporalidade em ambas as mídias, buscamos entender como o assunto foi tratado pela cobertura jornalística e pela mobilização dos usuários. Nossos resultados apontam que o Twitter incorpora primeiro episódios de violência aos movimentos antirracismo, enquanto a mídia tradicional oferece uma cobertura mais estável ao longo do tempo.

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Biografia do Autor

  • Nina Santos, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital

    Pós-doutorado pelo Instituto Nacional de Ciência & Tecnologia em Democracia Digital e pesquisadora associada do Centre d’Analyse et de Recherche Interdisciplinaires sur les Médias (Université Paris II).

  • Lucas Reis, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital

    CEO da Zygon AdTech, pesquisador do Instituto Nacional de Ciência & Tecnologia em Democracia Digital e bolsista YLAI.

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Publicado

2022-05-09

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda

Como Citar

Santos, N., & Reis, L. (2022). Os caminhos das mobilizações on-line antirracismo no Brasil em 2020. MATRIZes, 16(1), 235-256. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v16i1p235-256