Dos meios às mediações (algorítmicas): mediação, recepção e consumo em plataformas digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v16i2p151-172

Palavras-chave:

Algoritmos, Mediação, Recepção, Estudos culturais

Resumo

Algoritmos tornaram-se vetores sociais e constituidores de sentidos, pois tensionam e são tensionados pelas dinâmicas sociais da web. O artigo discute consumo e recepção online, e apresenta o Mapa do Sistema de Mediações Algorítmicas, a partir das proposições de Jesús Martín-Barbero, como um instrumento de apoio à reflexão sobre pesquisas em plataformas. O mapa é uma tentativa de alinhar os estudos culturais à contemporaneidade, permeada por fluxos algorítmicos, em que as plataformas digitais ganham importância como categoria de análise das mediações institucionais na recepção. Investiga-se como os conteúdos são consumidos em um cotidiano atravessado pelas práticas sociais originadas de outras mediações do sujeito.

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Biografia do Autor

  • Kérley Winques , Faculdade Bom Jesus

    Professora nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faculdade Ielusc (IELUSC). Doutora e mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC).

  • Raquel Ritter Longhi, Universidade Federal de Santa Catarina

    Professora do Departamento de Jornalismo/Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC/SP).

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Publicado

2022-09-02

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda

Como Citar

Winques, K., & Longhi, R. R. (2022). Dos meios às mediações (algorítmicas): mediação, recepção e consumo em plataformas digitais. MATRIZes, 16(2), 151-172. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v16i2p151-172