Deleuze e Merleau-Ponty: o cinema em seu renascimento continuado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v16i2p99-118

Palavras-chave:

Cinema, Deleuze, Merleau-Ponty

Resumo

Algumas das ideias mais inovadoras e influentes da teoria do cinema nos últimos anos estão em dívida com as obras de Gilles Deleuze e Maurice Merleau-Ponty. É possível sentir a presença de suas filosofias e respectivos investimentos na teoria do cinema ao longo das reviravoltas afetivas e sensoriais que tomaram de assalto a reflexão sobre a sétima arte. Contudo, Deleuze e Merleau-Ponty são em geral vistos como opostos. Nossa aposta se faz no sentido contrário. Ao longo do artigo, traçamos um movimento escorregadio de aproximação e distanciamento que, ao final, esboça uma espécie de aliança. O que se vislumbra é uma maneira de ver e se aventurar pelo cinema em seu contínuo renascimento.

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Biografia do Autor

  • Júlio Bezerra, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Professor dos cursos de Jornalismo e de Audiovisual e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Tem pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

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Publicado

2022-09-02

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Bezerra, J. (2022). Deleuze e Merleau-Ponty: o cinema em seu renascimento continuado. MATRIZes, 16(2), 99-118. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v16i2p99-118