Uma aventura intelectual insurgente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v16i3p13-26

Palavras-chave:

Autobiografia intelectual, Efendy Maldonado, ECA-USP, História, Transformação

Resumo

Este texto apresenta uma autobiografia intelectual sintética vinculada ao processo de formação, investigação e trabalho do autor na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo durante a década de 1990. A narrativa dessa trajetória intelectual segue uma linha de exposição historiográfica que pretende relacionar processos epistemológicos com aspectos cruciais da vida sociopolítica e cultural do pensador. Apresentam-se, também, contextos históricos decisivos para a estruturação gnosiológica, teórica e metodológica do pesquisador.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alberto Efendy Maldonado, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Pesquisador de referência no contexto ibero-americano; teórico e pensador crítico em processos midiáticos; fundador da vertente transmetodológica em ciências da comunicação; editor de importantes publicações na América Latina e Europa; consultor científico e assessor acadêmico de instituições de ponta na área; organizador e gestor de redes e grupos de pesquisa em atividades científicas de cooperação internacional.

Referências

Maldonado, A. E. (1991). Geopolítica de la difusión transnacional: El conflicto centroamericano, estudio sobre el tratamiento de la información en 7 grandes diarios de Ecuador [Trabalho de conclusão de curso não publicado]. Universidad Central del Ecuador.

Maldonado, A. E. (1999). Pesquisa teórica em comunicação na América Latina: Estudo de três casos relevantes: Verón, Mattelart e Martín-Barbero [Tese de doutorado, Universidade de São Paulo]. Repositório institucional da USP. https://bit.ly/3TG1iPA

Publicado

2022-12-28

Como Citar

Maldonado, A. E. (2022). Uma aventura intelectual insurgente. MATRIZes, 16(3), 13-26. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v16i3p13-26