Irradiações intelectuais: Uma década de colaboração com o programa de pós-graduação em ciências da comunicação da universidade de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v16i3p39-54

Palavras-chave:

Cultura, Visualidade, Arte, Publicidade, Comunicação

Resumo

Neste artigo apresentamos uma síntese de colaboração com a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) ao longo de uma década em pesquisa de Comunicação. Nossa contribuição sempre teve origem epistêmica em estudos sobre cultura visual, e apresentamos nossos achados em formato interdisciplinar. Entre os temas mais relevantes, há as noções de irradiação semiótica, publicismo e a contribuição de estudos visuais no conhecimento do fenômeno do acolhimento da publicidade. Destacamos nas conclusões a importância de emoções, sentimentos e sensações sensoriais nos fenômenos atuais da comunicação. O corpo é o artefato da pós-modernidade para fundir história, indústria, publicidade e política através da expressão dos desejos humanos nos discursos da mídia.

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Publicado

2023-01-02

Como Citar

Contreras, F. . (2023). Irradiações intelectuais: Uma década de colaboração com o programa de pós-graduação em ciências da comunicação da universidade de São Paulo. MATRIZes, 16(3), 39-54. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v16i3p39-54