Da etnografia à evolução

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v16i3p87-102

Palavras-chave:

Etnografia, Estruturação, Evolução, Comunicação evolutiva

Resumo

O autor reflete sobre o desenvolvimento de sua abordagem epistêmica no estudo da comunicação e cultura, primeiramente, por meio de narrativas de experiências-chave que ele teve quando criança e jovem adulto, especialmente viagens. Ele traça a trajetória do seu estudo empírico sobre mídia, cultura e comunicação, citando os principais estudiosos e literatura, bem como suas experiências como comunicador profissional. A tese de doutorado do professor Lull, realizada na Universidade de Wisconsin-Madison, uma etnografia inovadora da vida familiar com a televisão, estabeleceu-o no caminho da pesquisa empírica qualitativa durante grande parte do seu início de carreira. Ele cita o artigo The social uses of television e sua etnografia sobre a chegada da televisão na China urbana como suas maiores realizações em pesquisa. No final da década de 1980, seu foco se voltou para a América Latina, onde participou de várias palestras, seminários e workshops. Seu trabalho colaborativo com Eduardo Neiva, professor de comunicação brasileiro-estadunidense, contribuiu para a transição do autor para seu mais recente trabalho: a introdução da comunicação evolutiva como uma alternativa teórica para a área.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • James Lull, Universidade Estadual de San Jose

    Professor Emérito da Universidade Estadual de San Jose.

Referências

Black, E. (1965). Rhetorical criticism: A study in method. University of Wisconsin Press.

García Canclini, N. (1989). Culturas híbridas: Estrategias para entrar y salir de la modernidad. Grijalbo.

García Canclini, N. (1995). Consumidores y ciudadanos: Conflictos multiculturales de la globalización. Grijalbo.

Garfinkel, H. (1967). Studies in ethnomethodology. Prentice-Hall.

Giddens, A. (1984). The constitution of society. Polity Press.

González, J. A. (1994). Mas (+) cultura(s): Ensayos sobre realidades plurales. Pensar la Cultura.

Husserl, E. (1931). Ideas: General introduction to pure phenomenology. Macmillan.

Jankowski, N., & Jensen, K. B. (Eds.). (1991). A handbook of qualitative methodologies for mass communication research. Routledge.

Lindlof, T. (Ed.). (1987). Natural audiences: Qualitative research of media uses and effects. Ablex.

Lull, J. (1974). Counter advertising: Persuasiveness of the anti-Bayer television spot. Journal of Broadcasting and Electronic Media, 18, 353-360.

Lull, J. (1976). Mass media and family communication: An ethnography of audience behavior [Unpublished doctoral dissertation]. University of Wisconsin-Madison.

Lull, J. (1978). Choosing television programs by family vote. Communication Quarterly, 26(4), 53-57. https://doi.org/10.1080/01463377809369314

Lull, J. (1980). The social uses of television. Human Communication Research, 6(3), 197-209. https://doi.org/10.1111/j.1468-2958.1980.tb00140.x

Lull, J. (Ed.). (1988). World families watch television. Sage.

Lull, J. (1990). Inside family viewing. Routledge.

Lull, J. (1991). China turned on: Television, reform, and resistance. Routledge.

Lull, J. (1992a). A China ligada: Televisão, reforma, y resistência. Rio Fundo.

Lull, J. (1992b). La estructuración de las audiencias masivas. Día Logos, (32), 50-57.

Lull, J., & Neiva, E. (2008). Comunicar a mudança: A promessa da evolução humana. MATRIZes, 2(1), 49-74. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v2i1p49-76

Lull, J., & Neiva, E. (2012). The language of life: How communication drives human evolution. Prometheus Books.

Lull, J. (2020). Evolutionary communication: An introduction. Routledge.

Lull, J. (2021). Living with television and the internet. New Media and Society, 23(7), 1850-1862. https://doi.org/10.1177/14614448211019322

Lull, J. (2022). Approaching evolutionary communication. Communication Theory, 32(4), 429-438. https://doi.org/10.1093/ct/qtac017

Martín-Barbero, J. (1987). De los medios a las mediaciones. Grijalbo.

Schramm, W., & Roberts, D. (Eds.). (1971). The process and effects of mass communication. University of Illinois Press.

Schutz, A. (1967). A phenomenology of the social world. Northwestern University Press.

Publicado

2022-12-28

Como Citar