O “percurso do reconhecimento” nos estudos da comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v16i3p137-152

Palavras-chave:

Mediações, Midiatização, Percurso do reconhecimento, Comunicação, Experiência estética

Resumo

O deslocamento “dos meios às mediações”, proposto por Martín-Barbero, na formação de um comunicador comunicólogo e seu percurso de reconhecimento são tratados neste artigo a partir das reflexões de Paul Ricœur sobre o “percurso do reconhecimento” e sobre as questões de identidade, ipseidade e alteridade, na compreensão de “si-mesmo como outro”. Traz autorreflexões sobre o percurso intelectual do autor e seu reconhecimento como comunicólogo, discute os estudos de comunicação no contexto de midiatização da sociedade e investe nas articulações entre comunicação e experiência estética, para “socializar o sensível” e “sensibilizar o social”, nas palavras de Herman Parret, como “estratégias sensíveis”, na linha do que propõe Muniz Sodré.

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Biografia do Autor

  • Laan Mendes de Barros, Universidade Estadual Paulista

    Professor e pesquisador da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho (FAAC-Unesp). Pós-doutor em Ciências da Comunicação pela Université Stendhal – Grenoble 3, na França.

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Publicado

2023-01-02

Como Citar

Barros, L. M. de. (2023). O “percurso do reconhecimento” nos estudos da comunicação. MATRIZes, 16(3), 137-152. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v16i3p137-152