Sobre a episteme comunicacional

Autores

  • Muniz Sodré Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v1i1p15-26

Palavras-chave:

communicology, epistemology, autonomy.

Resumo

Este texto dispõe-se a levantar a questão ontológica sobre o fenômeno da comunicação, indagando sobre os fundamentos teóricos de seu discurso. Realiza-se primeiramente a crítica do patamar informacional em que se apóiam os já clássicos estudos de mídia ou as pesquisas sociológicas sobre o campo dos meios de comunicação. Depois, aborda-se a comunicação como uma hermenêutica das novas formas de existência sob a midiatização. E, finalmente, propõe-se a autonomia cognitiva do discurso comunicacional, com um modelo tripartite.

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Biografia do Autor

Muniz Sodré, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor-titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro e escritor.

Publicado

2007-10-15

Como Citar

Sodré, M. (2007). Sobre a episteme comunicacional. MATRIZes, 1(1), 15-26. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v1i1p15-26

Edição

Seção

Dossiê