Uma apologia da infidelidade: iluminação recíproca entre literatura e cinema

Autores

  • Mariana Duccini Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v3i1p251-258

Palavras-chave:

literatura, cinema, adaptação, polifonia, hibridismo

Resumo

Esta resenha aborda os princípios da adaptação cinematográfica de obras consagradas da literatura ocidental, conforme a proposta de Robert Stam em A literatura através do cinema: Realismo, magia e a arte da adaptação. Para além do parâmetro de “fidelidade aos textos canônicos”, sublinham-se aqui a composição polifônica, a hibridização de gêneros e mídias e a remetência a contextos políticos e sociais que tornam a literatura e o cinema como expressões de um universo mais complexo: a cultura contemporânea.

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Biografia do Autor

  • Mariana Duccini, Escola de Comunicações e Artes
    Doutoranda em Ciências da Comunicação na ECA-USP, professora da pós-graduação em Estudos da Linguagem na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e idealizadora-ministrante do curso de extensão Redação e Estilo para Jornais e Revistas, do portal Comunique-se.

Publicado

2011-12-15

Edição

Seção

Resenhas de livros

Como Citar

Uma apologia da infidelidade: iluminação recíproca entre literatura e cinema. (2011). MATRIZes, 3(1), 251-258. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v3i1p251-258