Convergência e Memória: Jornalismo, Contexto e História

Autores

  • Marcos Palacios Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v4i1p37-50

Palavras-chave:

Jornalismo, Memória, História, Convergência

Resumo

Nunca em tempos históricos esteve nossa sociedade tão envolvida e ocupada em processos de produção de memória; nunca o estoque de memória social esteve tão fácil e rapidamente disponível e nunca esteve o jornalismo – enquanto prática social - tão centralmente localizado em meio a tudo isso. Partindo desta tese, e no contexto das mídias digitais, este ensaio explora as recentes transformações nas relações entre Memória e Jornalismo, tanto no que diz respeito à concepção do Jornalismo enquanto um repositório de memória para a produção de relatos históricos, quanto no que diz respeito aos padrões do trabalho de memória acionados na própria produção dos textos jornalísticos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcos Palacios, Universidade Federal da Bahia
    Marcos Palacios é jornalista profissional e Ph.D. em Sociologia pela University of Liverpool. Professor Titular de Jornalismo na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, atualmente na Universidade da Beira Interior (Portugal) como Professor Catedrático Visitante.

Publicado

2011-12-15

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Palacios, M. (2011). Convergência e Memória: Jornalismo, Contexto e História. MATRIZes, 4(1), 37-50. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v4i1p37-50