A Mídia tem futuro?

Autores

  • Nick Couldry

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v4i1p51-64

Palavras-chave:

centralização, fragmentação, economia de mídia, mito, "a mídia", centralization, fragmentation, media economics, myth, "the media"

Resumo

As práticas midiáticas foram confi guradas como um modelo determinado, o um-paramuitos, que o paradigma da comunicação de massa pareceu automático. O paradigma resume-se no termo inglês “the media” ? “a mídia”. Mas e se a própria ideia de “a mídia” também estiver implodindo, já que as interfaces que chamamos de mídia sofreram uma transformação? Três dinâmicas são analisadas aqui – tecnológica, social e política ? e estão enfraquecendo substancialmente nossa ideia de “a mídia” como lugar privilegiado para acessar um mundo comum. O artigo conclui que, ao invés de entrar em colapso, a construção social “da mídia” passará a ser um lugar de intenso combate para forças concorrentes: fragmentação mercadológica versus pressões contínuas de centralização que se baseiam em novos rituais e mitos relacionados à mídia.

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Publicado

2011-12-15

Edição

Seção

Dossiê