Jornalismo, convergência e formação do leitor

Autores

  • Marcia Benetti UFRGS
  • Laura Strelow Storch UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v4i2p205-215

Palavras-chave:

Jornalismo, convergência, revista, leitor, competências de leitura

Resumo

Este texto discute a formação de competências de leitura no processo de convergência dos suportes impresso e digital. Analisamos como a revista impressa fornece, ao leitor, as habilidades requeridas para exploração dos recursos digitais. Tomamos como objeto empírico o “Guia da Copa 2010 Veja”, mostrando como o digital é associado ao material publicado no suporte papel e que tipo de leitor o jornalismo deseja formar e fidelizar. Consideramos, para este debate, os conceitos de leitor imaginário e dos movimentos de treinamento de leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Benetti, UFRGS

Jornalista, doutora em Comunicação pela PUC-SP e professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Pesquisadora do CNPq.

Laura Strelow Storch, UFRGS

Jornalista e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS. Bolsista da CAPES.

Publicado

2011-12-15

Como Citar

Benetti, M., & Storch, L. S. (2011). Jornalismo, convergência e formação do leitor. MATRIZes, 4(2), 205-215. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v4i2p205-215

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda