Tipologias de imitação estética na propaganda

Autores

  • Gino Giacomini Giacomini-Filho USCS

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v4i2p216-238

Palavras-chave:

propaganda, imitação, inovação, estética publicitária

Resumo

O artigo objetiva propor tipologias conceituais que assinalem possibilidades de imitação estética na propaganda. Propor esta base conceitual é algo relevante por ser a prática imitativa na propaganda algo recorrente e de interesse no campo autoral e social. É um estudo exploratório que faz uso de pesquisa bibliográfica nos eixos temáticos de propaganda, imitação e elementos estéticos da comunicação publicitária. As tipologias encontradas foram: falsificação, pirataria, plágio, knockoff, adaptação e paródia. Abstract This text intends to propose conceptual typologies that show possibilities of aesthetic imitation in advertising. This conceptual base is important because imitate practice in advertising is something common and adds interests in the authorial and social fields. It is an exploratory study that uses bibliographical research about advertising, imitation and aesthetic elements of advertising. It was found six typologies: falsification, piracy, plagiarism, knockoff, adaptation and parody.

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Biografia do Autor

Gino Giacomini Giacomini-Filho, USCS

Coordenador do Mestrado em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Doutor e Livre-docente em Comunicação Social (ECA/USP). Docente na USCS (mestrado e graduação) e na ECA/USP (graduação). Autor dos livros "Consumidor versus Propaganda" (Summus, 2008) e "Ecopropaganda" (2004).

Publicado

2011-12-15

Como Citar

Giacomini-Filho, G. G. (2011). Tipologias de imitação estética na propaganda. MATRIZes, 4(2), 216-238. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v4i2p216-238

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda