De convergências e hibridismos: remixagens e pilhagens midiáticas em filmes de bordas

Autores

  • Rosana de Lima Soares ECA-USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v5i1p137-154

Palavras-chave:

Culturas midiáticas – Convergências – Hibridismos – Cinema brasileiro – Filmes de bordas.

Resumo

O artigo tem como objetivo estabelecer relações entre convergências das mídias (especialmente audiovisuais) e hibridismos de gêneros em filmes de bordas brasileiros. Na primeira parte, apresentamos o “cinema de bordas” e algumas perspectivas nas quais pensar as culturas da convergência; na segunda, tratamos dos hibridismos na obra do realizador Simião Martiniano, notadamente em seu último filme, O show variado (2008, 40’), que combina elementos dos gêneros musical, comédia e romance, a exemplo de trabalhos anteriores do diretor, configurando o que podemos chamar um gênero impuro. Composto por quatro esquetes, com duração variada, intercalados por números musicais, o filme estabelece profícuo diálogo com narrativas audiovisuais presentes em filmes de gêneros (especialmente aqueles difundidos pela produção norte-americana) e aquelas representativas da teledramaturgia televisiva (especialmente os programas humorísticos).

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Publicado

2011-12-15

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Soares, R. de L. (2011). De convergências e hibridismos: remixagens e pilhagens midiáticas em filmes de bordas. MATRIZes, 5(1), 137-154. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v5i1p137-154