Lógicas de Protesto e a Estrutura de Oportunidade de Mediação

Autores

  • Bart Cammaerts London School of Economics and Political Science

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v7i2p13-36

Palavras-chave:

Movimentos de protesto, mediação, estruturas de oportunidade, ativismo, estratégias de comunicação.

Resumo

Nesse artigo articulamos a pesquisa e a teoria sobre movimentos sociais e mídia e estudos de comunicação. É apresentada uma base conceitual de trabalho, relacionando-se tanto à teoria de movimentos sociais ao se referir ao enfoque de estrutura de oportunidade e às lógicas de ação contenciosa assim como aos estudos de mídia e comunicação através do conceito de mediação. Argumenta-se que a mediação é um conceito eficiente para abranger uma grande variedade de maneiras nas quais a mídia e os meios de comunicação são relevantes para os protestos e movimentos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bart Cammaerts, London School of Economics and Political Science
    É professor adjunto e diretor do programa de pós-graduação no Departamento de Mídia e Comunicações da London School of Economics and Political Sciences (LSE). Ele é o ex-diretor da Seção de Comunicação e Democracia da ECREA e vice-diretor da seção de Política de Comunicação e Tecnologia da IAMCR. Seus livros mais recentes incluem: Mediation and Protest Movements (com Alice Matoni e Patrick McCurdy, intellect, 2013), Media Agoras: Democracy, Diversity and Communication (com Iñaki Garcia-Blanco e Sofie Van Bauwel, Cambridge Scholars Publisher, 2009), Internet-Mediated Participation beyond the Nation State (Manchester University Press, 2008) e Understanding Alternative Media (with Olga Bailey and Nico Carpentier, Open University Press, 2008).  

Publicado

2013-12-06

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Cammaerts, B. (2013). Lógicas de Protesto e a Estrutura de Oportunidade de Mediação. MATRIZes, 7(2), 13-36. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v7i2p13-36