Os efeitos dos meios sobre as atitudes e comportamentos da audiência

Autores

  • Raquel Marques Carriço Ferreira Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i1p255-269

Palavras-chave:

História da pesquisa dos efeitos dos MCM, Atitude e Comportamento, Audiência dos Meios da Comunicação Social.

Resumo

O presente artigo traz uma revisão bibliográfica do desenvolvimento da literatura dosefeitos dos meios e expõe uma história matizada do longo período de desenvolvimentodos estudos dos efeitos dos meios. Este texto pretende reaver a demarcação clássicada divisão literária da era dos (1) efeitos ilimitados, cujos meios têm total poder sobreseus receptores, do período em que os estudos (2) evocaram variáveis potencialmenteintervenientes nos efeitos dos meios (na determinação de efeitos limitados), e da era(da volta) (3) dos efeitos significativos. A perspectiva tomada neste estudo privilegiaas pesquisas que abordam a influência das mídias sobre as atitudes e comportamentosda audiência.

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Biografia do Autor

  • Raquel Marques Carriço Ferreira, Universidade Federal de Sergipe
    É doutora pela Universidade Nova de Lisboa na linha de pesquisa de Cinema e Televisão (2011), mestre pela Universidade Metodista de São Paulo (2003) na Linha de pesquisa de Estudos de Recepção e Audiência, graduada em Comunicação Social / Publicidade e Propaganda pela Universidade Santa Cecília (1999). Professora do curso de Publicidade e Propaganda da UFS - Universidade Federal de Sergipe, foi professora titular e coordenadora dos cursos de graduação de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda das Faculdades ESEEI, Escola Superior de Estudos Empresariais e Informática, Curitiba/Paraná. Tem experiência na área de Sociologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Teorias da Comunicação, Estética e Cultura de Massa, Consumo dos meios de comunicação, Estudos de Audiência e Recepção, Comunicação Persuasiva, Comunicação Integrada/Empresarial, Planejamento de Campanha/Mídia, Administração em Publicidade & Propaganda e Relações Públicas.

Publicado

2014-06-24

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda

Como Citar

Ferreira, R. M. C. (2014). Os efeitos dos meios sobre as atitudes e comportamentos da audiência. MATRIZes, 8(1), 255-269. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i1p255-269