Diretrizes para Autores

1. A revista MATRIZes aceita trabalhos originais e inéditos (de autoria individual ou coletiva), em fluxo contínuo. A publicação está condicionada à avaliação de pareceristas e do Comitê Editorial. Artigos apresentados previamente em congressos e publicados em Anais devem possuir alterações que garantam informação nova, de modo que o teor de originalidade não seja prejudicado. Os autores de artigos desse tipo devem explicitar, na parte de comentário para o editor, no que consistiram as mudanças, para que a revista avalie se aceita ou não o trabalho. Outros tipos de artigos não originais, isto é, já publicados, só serão aceitos em caso de edição esgotada ou de tradução para uma língua diferente da original. Serão avaliados trabalhos assinados por doutores, em autoria única ou em coautoria com doutorandos. Essa restrição não se aplica à submissão de resenhas, que podem ser assinadas por doutorandos.

2. CRITÉRIOS PARA A PUBLICAÇÃO

a) Todos os trabalhos recebidos passam por uma análise prévia do Comitê Editorial, para avaliar a pertinência da submissão, quanto ao escopo e às normas da revista. Os trabalhos então aprovados são encaminhados, em sistema de avaliação cega (sem referência à autoria), para avaliação de pareceristas, membros do Conselho Científico ou pareceristas ad hoc. De posse dos pareceres, o artigo é avaliado pelo Comitê Editorial. Na sequência, encaminha-se ao autor uma resposta de aceitação, de modificação ou de recusa. As modificações para nova apresentação estarão sujeitas ao mesmo processo de submissão do artigo. Depois de receber a resposta de aceitação e da preparação do texto, o autor deverá providenciar no prazo máximo de um mês a versão do artigo em inglês para ser disponibilizado no site da revista MATRIZes. O não envio da versão do artigo em inglês implicará na não publicação do artigo.
b) Como regra geral, após publicar texto em MATRIZes, o autor deverá observar um período de dois anos antes de nova submissão. Casos excepcionais (resenhas ou réplicas, por exemplo) serão analisados pelo Comitê Editorial da revista.
c) As opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade dos autores.
d) Submissões em português devem observar o Novo Acordo Ortográfico (decreto nº 6.583).

3. ARTIGOS

a) Deverão ser digitados em editor Word com página no formato A4, em fonte Times New Roman, corpo 12, com entrelinhamento de 1,5. Citações e referências devem ser elaboradas seguindo as normas da APA.
b) Deverão ter extensão de 15 a 25 páginas, para ensaios e artigos crítico-analíticos.
c) Deverão apresentar título em português e inglês, respeitando o limite de 74 caracteres com espaço para cada um deles.

4. RESUMOS

a) Deverão ter de 5 a 10 linhas com, no máximo, 740 caracteres (incluindo espaços) e de 3 a 5 palavras-chave, digitadas em corpo 10. Traduzir o resumo em língua inglesa: o abstract deve respeitar o limite máximo de 740 caracteres com espaços de 3 a 5 keywords.

5. RESENHAS

a) Devem ter título próprio, (em português e em inglês, respeitando o limite de 42 caracteres com espaço para cada um deles), distinto do título do trabalho resenhado, seguido pelo resumo com palavras-chave, abstract e keywords. O título deve contemplar as referências completas do trabalho que está sendo resenhado. A resenha deve ter extensão de 3 a 5 páginas.

6. ILUSTRAÇÕES E IMAGENS

a) A reprodução de ilustrações é de inteira responsabilidade do autor. As imagens deverão ser gravadas no formato TIF ou EPS, com no mínimo 300 DPI. Para que vídeos sejam inseridos na edição digital, estes devem estar em plataforma na internet.

7. SUBMISSÃO

a) Os artigos devem ser submetidos pelo endereço eletrônico: http://www.revistas.usp.br/matrizes/about/submissions