Para pensar comunicação, cultura e subjetividade: uma perspectiva de análise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v14i1p59-78

Palavras-chave:

Comunicação, cultura, subjetividade, epocalismo, tempo

Resumo

O presente texto procura fazer uma síntese da perspectiva que defendemos para a análise das relações entre comunicação, cultura e subjetividade. Trata-se, nos três âmbitos, de evitar o que nomeamos de paradigma epocalista, em favor de abordagens localizadas e atentas às diferenças. Nossa perspectiva envolve, em primeiro lugar, evitar uma visão classificatória das subjetividades. Além disso, evita-se a redução da história das culturas a uma sucessão linear de épocas. Finalmente, evita-se, do mesmo modo, tanto o determinismo tecnológico quanto a ideia de um usuário onipotente, o que implica considerar tanto as agências das tecnologias quanto as ações dos usuários tomados individual ou coletivamente.

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Biografia do Autor

  • Márcio Souza Gonçalves, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

    Professor do programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bolsista Prociência Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj)/Uerj.

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Publicado

2020-05-07

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Gonçalves, M. S. (2020). Para pensar comunicação, cultura e subjetividade: uma perspectiva de análise. MATRIZes, 14(1), 59-78. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v14i1p59-78