O passo atrás de Lucrecia: disputas discursivas entre filmes e séries

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v15i2p33-53

Palavras-chave:

Ficção seriada, Filme, Cinema e televisão, Disputas discursivas, Crítica cultural

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as disputas discursivas que permeiam o debate comparativo entre filmes e séries no contexto da crítica cultural contemporânea. Partimos dos argumentos da diretora Lucrecia Martel contra as séries televisivas para compreender, diacronicamente, as tensões históricas entre cinema e televisão e a sua perenidade no cenário atual. Para isso, proporemos aqui três eixos dominantes na avaliação comparativa: experiência espectatorial, estilo e narrativa. Com isso, vamos problematizar os argumentos da superioridade apriorística do filme em relação às séries, sem perder do horizonte a natureza distintiva da disputa simbólica em curso.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcel Vieira Barreto Silva, Universidade Federal da Paraíba

    Professor Adjunto do Deparmento de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba. Mestre e doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense. Autor do livro "Adaptação intercultural: o caso de Shakespeare no cinema brasileiro", vencedor do prêmio Compós de melhor tese em 2012.

Referências

Agência Nacional do Cinema. (2018). Filmes brasileiros: Causa ou efeito. o cenário em 2018 e as perspectivas para 2019. https://bit.ly/3vV6XWI

Andrews, H. (2014). Television and British cinema: Convergence and divergence since 1990. Palgrave McMillan.

Araújo, J. (2015). Crystal blue persuasion: A construção do mundo ficcional no seriado televisivo Breaking Bad [Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Bahia]. Repositório institucional da UFBA. https://bit.ly/3fGZDII

Aronson, E. (Produtora executiva). (2016). Crisis in six scenes [Crise em seis cenas] [Série de televisão]. Amazon Studios; Gravier Productions.

Aumont, J. (2011). Que reste-t-il du cinéma? Rivista di estética, (46), 17-31. https://doi.org/10.4000/estetica.1634

Baade, C. L., & Deaville, J. (2016). Music and the broadcast experience: Performance, production and audiences. Oxford University Press.

Bahia, L. (2014). A telona e a telinha: Encontros e desencontros entre cinema e televisão no Brasil [Tese de doutorado, Universidade Federal Fluminense].

Repositório do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF. https://bit.ly/2S7V7tI

Bahia, L., & Amancio, T. (2010). Notas sobre a emergência de um novo cenário audiovisual no Brasil nos anos 2000. Contracampo, (21), 113-130. https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i21.41

Balogh, A. M. (2002). O discurso ficcional na TV: Sedução e sonho em doses homeopáticas. Edusp.

Bianchini, M. (2018). A Netflix no campo de produção de séries televisivas e a construção narrativa de Arrested Development [Tese de doutorado, Universidade Federal da Bahia]. Repositório institucional da UFBA. https://

bit.ly/3wQljYD

Bourdieu, P. (1996). As regras da arte: Gênese e estrutura do campo literário. Companhia das Letras.

Bourdieu, P. (2007). A distinção: Crítica social do julgamento. Edusp; Zouk.

Bucaria, C., Barra, L. (2016). Taboo comedy: Television and controversial humour. Palgrave MacMillan.

Buonanno, M. (2008). The age of television: Experiences and theories. Intellect Books.

Butler, J. G. (2010). Television style. Routledge.

Butler, J. G. (2018). Television: Visual storytelling and screen culture. Routledge.

Calabrese, O. (1984). Los replicantes. Anàlisi, (9), 71-90. https://bit.ly/2S3LgVN

Caldwell, J. T. (1995). Televisuality: Style, crisis and authority in American television. Rutgers University Press.

Carreiro, R. (2019). Além da muralha: Continuidade intensificada no som de Game of Thrones. In A. Caminos, A. S. Médola, & A. Suing (Eds.), A nova televisão: Do Youtube ao Netflix (pp. 238-260). Ria Editorial.

Clooney, G. (Diretor). (2011). The ides of March [Filme]. Columbia Pictures; Smokehouse Pictures; Appian Way Productions; Exclusive Media; Cross Creek Pictures.

Desjardins, G., Bernard, J., & Ughetto, B. (Criadores). (2019). L’Enffondrement [O colapso] [Série de televisão]. Canal +; ET BIM Distribution.

Domínguez, J. M. (2017, 29 de setembro). Lucrecia Martel: “Las series son un paso atrás”. Perfil. https://bit.ly/3i9AyI1

Dumont, B. (Diretor). (2014). P’tit Quinquin [O pequeno Quinquin] [Filme/Série de televisão]. ARTE France; 3B Productions; Pictanovo Région Nord-Pas-de-Calais; Scope Pictures; Cofinova 10.

DuVernay, A., Carter, M., & Winfrey, O. (Produtoras executivas). (2016-presente). Queen Sugar [Série de televisão]. Warner Horizon Television; Harpo Films; Forward Movement; Array Filmworks (Temporada 4).

Edgar, A. N. (2017). Subordinating sound to screen: Television music supervision in an imagocentric world. Sound Studies: An Interdisciplinary Journal, 3(2), 49-63. https://doi.org/10.1080/20551940.2017.1361270

Edgerton, G. R., & Rose, B. G. (2005). Thinking outside the box: A contemporary television genre reader. University Press of Kentucky.

Ellis, J. (1982). Visibles fictions: Cinema: Television: Video. Routledge.

Farr, D., Bier, S., le Carré, J., Hiddleston, T., & Laurie, H. (Produtores executivos). (2016). The night manager [O gerente noturno] [Série de televisão]. The Ink Factory; Demarest Films.

Feuer, J., Kerr, P., & Vahimagi, T. (1985). MTM: Quality television. British Film Institute.

Fincher, D., Spacey, K., Roth, E., Donen, J., Brunetti, D., Davies, A., Dobbs, M., Melfi, J., Willimon, B., Manson, D., Coles, J. D., & Wright, R. (Produtores executivos). (2013-2018). House of cards [Série de televisão]. Media Rights Capital; Trigger Street Productions; Wade/Thomas Productions; Knight Takes King Productions.

Fresco, A. (2019). Cannes vs. Netflix: El cine, desde la pantalla grande hacia la “softwareización”. In A. Caminos, A. S. Médola, & A Suing (Eds.), A nova televisão: Do YouTube ao Netflix (pp. 261-273). Ria Editorial.

Frost, M., Lynch, D., & Sutherland, S. S. (1990-1991, 2017). Twin peaks [Série de televisão]. Lynch/Frost Productions; Propaganda Films; Spelling Television; Twin Peaks Productions; Showtime (apenas temporada 3); Rancho Rosa Partnership (apenas temporada 3).

Gilligan, V., Johnson, M., & MacLaren, M. (Produtores executivos). (2008-2013). Breaking Bad [Série de televisão]. High Bridge Entertainment; Gran Via Productions; Sony Pictures Television.

Glover, D., Simms, P., McGunigle, D., Glover, S., & Murai, H. (Produtores executivos). (2016-presente). Atlanta [Série de televisão]. 343 Incorporated; MGMT. Entertainment; FXP.

Gregorie, G. (1987). Le nouveau paysage audiovisuel, un gentlemen’s agreement. CinémAction, (44), 35-43.

Harlap, I. (2017). Television drama in Israel: Identities in post-TV cultures. Bloomsbury Academic.

Hart, J. A. (2004). Technology, television and competition: The politics of digital TV. Cambridge University Press.

Hennebelle, G., & Prédal, R. (Eds.). (1987). L’influence de la télévision sur le cinema. CinémAction, (44).

Jacobs, G., Soderbergh, S., Amiel, J., Begler, M., Sugar, M., & Owen, C. (Produtores executivos). (2014-2015). The Knick [Série de televisão]. AMBEG Screen Products; Anonymous Content; Extension 765.

Jenner, M. (2018) Netflix and the re-invention of television. Palgrave MacMillan.

Jones, P., & Soderlund, G. (2017). The conspirational mode in American television: Politics, public relations and journalism in House of Cards and Scandal. American Quartely, 69(4), 833-856. https://doi.org/10.1353/aq.2017.0069

Kjartansson, S. (Produtor executivo). (2015-presente). Ófærð [Trapped]. RVK Studios.

Kono, B., Theron, C., Penhall, J., Chaffin, C., Donen, J., Fincher, D., & Miles, C. (Produtores executivos). (2017-2019). Mindhunter [Série de televisão]. Denver and Delilah Productions.

Lee, S. (Produtor executivo). (2017-2019). She’s gotta have it [Série de televisão]. 40 Acres & A Mule Filmworks.

Lindelof, D., Perrotta, T., Berg, P., Aubrey, S., Leder, M., Spezialy, T., & Kelly, E. (Produtores executivos). (2014-2017). The leftovers [Série de televisão]. White Rabbit Productions; Film 44; Warner Bros. Television; HBO Entertainment.

Lobato, R. (2019). Netflix nations: The geography of digital distribution. New York University Press.

Machado, A. (1997). A arte do vídeo. Brasiliense

Machado, A. (2014). A televisão levada a sério. Editora Senac SP.

Mazdon, L. (1999). Cinema and television: From enmity to interdependence. In M. Scriven & M. Lecomte (Eds.), Television broadcasting in contemporary France and Britain (pp. 71-82). Berghahn Books.

McCabe, J., Akass, K. (2007). Quality TV: Contemporary American television and beyond. Bloomsburry Academic.

Mendonça Filho, K., & Dorneles, J. (Diretores). (2019). Bacurau [Filme]. SBS Productions; CinemaScópio; Globo Filmes.

Mittell, J. (2004). Genre and television: From cop shows to cartoons in American culture. Routledge.

Mittell, J. (2006). Narrative complexity in contemporary American television. The Velvet Light Trap, (58), 29-40. https://doi.org/10.1353/vlt.2006.0032

Mittell, J. (2015). Complex TV: The poetics of contemporary television storytelling. New York University Press.

Müsch, J., Friese, J., Berg, Q., Wiedemann, M., & bo Odar, B. (Produtores executivos). (2017-2020). Dark [Série de televisão]. Wiedemann & Berg Television.

Nahs, M., & Wheleham, I. (2017). Reading Lena Dunham’s Girls: Feminism, postfeminism, authenticity, and gendered performance in contemporary television. Palgrave MacMillan.

Newman, M., & Levine, I. (2012). Legitimating television: Media convergence and cultural status. Routledge.

Ortiz, R. (1995). A moderna tradição brasileira. Brasiliense.

Palmen, D., Derksen, J., & Koltholf, E. (2018). House of Cards: Psycopathy in politics. Public Integrity, 20(5), 427-443. https://doi.org/10.1080/10999922.2017.1402736

Ramos, F. P. (2016). Mas afinal, o que sobrou do cinema? A querela dos dispositivos e o eterno retorno do fim. Galáxia, (32), 38-51. https://doi.org/10.1590/1982-25542016225800

Reichman, B. (2017). House of Cards: Shakespearean DNA in the trilogy and the series. Raído, 11(28), 141-164. https://doi.org/10.30612/raido.v11i28.6316

Rosner, R. (Criador). (1977-1983). CHiPs [Série de televisão]. Rosner Television; MGM Television.

Ryan, M. L., & Thon, J.-N. (2014). Storyworlds across media: Towards a media conscious narratology. University of Nebraska Press.

Scorsese, M., Jagger, M., Winter, T., Pearman, V., Yorn, R., Koskoff, E. M., Melfi, J., Coulter, A., Mastras, G., Burns, S. Z., & Borenstein, M. (Produtores executivos). (2016). Vinyl [Série de televisão]. Jagged Productions; Sikelia Productions; Cold Front Productions.

Sherman, E., Canning, I., Campion, J., & Laurenson, J. (Produtores executivos). (2013-2017). Top of the lake [Série de televisão]. See-Saw Films.

Silva, M. V. B. (2014). Cultura das séries: Forma, contexto e consumo de ficção seriada na contemporaneidade. Galáxia, (27), 241-252. http://dx.doi.org/10.1590/1982-25542014115810

Silva, M. V. B. (2016). Origem do drama seriado contemporâneo. MATRIZes, 9(1), 127-143. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v9i1p127-143

Silver, C. (Produtor executivo). (2018). Mosaic [Série de televisão]. Home Box Office (HBO).

Simon, D., Colesberry, R. F., & Noble, N. K. (Produtores executivos). (2002-2008). The wire [A escuta] [Série de televisão]. Blown Deadline Productions; HBO Entertainment.

Skoll, J., King, J., Rosenthal, J., De Niro, R., Welsh, B., Winfrey, O., & DuVernay, A. (Produtores executivos). (2019). When they see us [Olhos que condenam] [Série de televisão]. Tribeca Productions; ARRAY; Participant Media.

Smith, A. N. (2018). Storytelling industries: Narrative production in the 21st century. Palgrave McMillan.

Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. (s.d.). Mission Statement. https://bit.ly/3ihNa01

Thompson, K. (2003). Storytelling in film and television. Harvard University Press.

Thompson, R. J. (1997). Television’s second golden age: From Hill Street Blues to ER. Syracuse University Press.

Weinstock, J. A., & Spooner, C. (2016). Return to Twin Peaks: New approaches to materiality, theory, and genre on television. Palgrave MacMillan.

Williams, L. (2014). On The Wire. Duke University Press.

Winter, T., Scorsese, M., Wahlberg, M., Van Patten, T., Korder, H., & Levinson, S. (Produtores executivos). (2010-2014). Boardwalk empire [Boardwalk empire: O império do contrabando] [Série de televisão]. Leverage Entertainment; Closest to the Hole Productions; Sikelia Productions; Cold Front Productions.

Zanetti, D. (2009). Repetição, serialização, narrativa. MATRIZes, 2(2), 181-194. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v2i2p181-194

Publicado

2021-08-31

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

O passo atrás de Lucrecia: disputas discursivas entre filmes e séries. (2021). MATRIZes, 15(2), 33-53. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v15i2p33-53