Meios de comunicação na territorialização do capital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v14i2p261-287

Palavras-chave:

Territorialização do capital, Meios de produção, Conglomerados de mídia

Resumo

O texto problematiza o papel fundamental dos meios de comunicação na territorialização do capital. Para tanto faz uma reflexão teórica na qual discute o conceito de território e territorialização do capital, a partir do entendimento de que os meios de comunicação são meios de produção. Busca-se demonstrar que as dinâmicas econômicas e políticas que orientam a territorialização das organizações midiáticas, formatam os produtos discursivos que são por elas produzidos. Mesmo em tempos de popularização da internet e aparente democratização da comunicação, deter o acesso aos meios de produção da informação ainda é uma forma de isolamento territorial e manutenção de poder de líderes locais.  

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Biografia do Autor

  • Janaina Visibeli Barros, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Sou professora e coordenadora do curso de Comunicação Social da UEMG no campus de Divinópolis, com mestrado em Ciências da Comunicação pela USP, especialista em Imagens e Culturas midiáticas pela UFMG e graduada pela Newton Paiva em RP, em BH. Atualmente me dedico a pesquisa sobre os estudos do consumo e o trabalho da comunicação no interior de Minas Gerais. Leciono disciplinas de gestão da comunicação, estudos do consumo, marketing, empreendedorismo e comunicação estratégica.

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Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda

Como Citar

Barros, J. V. (2020). Meios de comunicação na territorialização do capital. MATRIZes, 14(2), 261-287. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v14i2p261-287