Dos meios às mediações: Jesús Martín-Barbero na teoria da comunicação da Unisinos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v12i1p189-202

Palavras-chave:

Mediação, Jesús Martín-Barbero, meios de comunicação, midiatização, teoria da comunicação

Resumo

Este texto, misto de ensaio e memória, procura situar Jesús Martín-Barbero e sua influência no ensino da teoria da comunicação nos cursos de comunicação social no Brasil, tendo como base o trabalho desenvolvido no então Centro de Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). O pensamento de Martín-Barbero é colocado junto com outros pensadores seminais da área na América Latina: Beltrán, Kaplún e Pasquali. Espelha o percurso realizado antes do livro, De los medios a las mediaciones, enfatizando a contribuição fundamental de Jesús Martín-Barbero para o ensino e a pesquisa de comunicação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pedro Gilberto Gomes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP.

    Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Referências

BELTRÁN, L. R. Adeus a Aristóteles: comunicação horizontal. Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo, v. 3, n. 6, p. 5-35, set. 1981.

BRAGA, J. L. Sobre mediatização como processo interacional de referência. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 15., 2006, Bauru. Anais... Bauru: Editora Unesp, 2006. p. 1-16.

DEACON, D.; STANYER, J. Mediatization: key concept or conceptual bandwagon? Media, Culture & Society, Thousand Oaks, v. 36, n. 7, p. 1032-1044, 2014. DOI: https://doi.org/10.1177/0163443714542218

FADUL, A. Cultura e comunicação: a teoria necessária. In: KUNSCH, M. M. K.; FERNANDES, F. A. M. (Orgs.). Comunicação, democracia e cultura. São Paulo: Loyola, 1989. p. 69-85.

FAUSTO NETO, A. Midiatização: prática social, prática de sentido. In: PROSUL: ENCONTRO DA REDE, COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE E SENTIDO, 1., 2005, São Leopoldo. Anais... São Leopoldo: Editora Unisinos, 2005. p. 1-16.

______. Como as linguagens afetam e são afetadas na circulação? In: BRAGA, J. L. et al. Dez perguntas para a produção de conhecimento em comunicação. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2013. p. 43-64.

FAXINA, E.; GOMES, P. G. Midiatização: um novo modo de ser e viver em sociedade. São Paulo: Paulinas, 2016.

FESTA, R. Comunicação popular e alternativa: a realidade e as utopias. 1984. 290 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Instituto Metodista de Ensino Superior, São Bernardo do Campo, 1984.

GOMES, P. G. A comunicação cristã em tempos de repressão: a história da UCBC de 1970 a 1983. São Leopoldo: Editora Unisinos, 1995.

______. Tópicos de teoria da comunicação. 2. ed. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2004.

______. Mediatization: a concept, multiple voices. Essachess: Journal for Communication Studies, Les Arcs, v. 9, n. 2, p. 197-212, 2016.

HJARVARD, S. Midiatização: teorizando a mídia como agente de mudança social e cultural. MATRIZes, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 53-91, jan./jun. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v5i2p53-91

______. The mediatization of culture and society. London: Routledge, 2013.

______. Mediatization and cultural and social change: an institutional perspective. In: LUNDBY, K. (Ed.). Mediatization of communication. Berlin: De Gruyter Mouton, 2014. p. 199-226.

KAPLÚN, M. El comunicador popular. Quito: Ciespal, 1985.

KERCKHOVE, D. A pele da cultura: investigando a nova realidade eletrônica. São Paulo: Annablume, 2009.

LIMA, L. C. (Org.). Teoria da cultura de massa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

MARTÍN-BARBERO, J. Apuntes para una história de las matrices culturales de la massmediación. In: FORO INTERNACIONAL DE LA COMUNICACIÓN SOCIAL: COMUNICACIÓN Y PODER, 1., 1982, Lima. Anales... Lima: IPAL, 1982. p. 1-3.

______. Memoria narrativa e indústria cultural. Comunicación y Cultura, Ciudad de México, n. 10, p. 59-73, 1983.

______. Comunicación y culturas urbanas (projeto). Cali: Universidad del Valle, 1984a.

______. Cultura popular y comunicación de masas. In: INSTITUTO PARA AMÉRICA LATINA. Materiales para la comunicación popular. Lima: Centro de Estudios sobre la Cultura Transnacional, 1984b. v. 3, p. 3-19.

_______. De la comunicación a la cultura: perder el objeto para gañar el proceso. Signo y Pensamiento, Bogotá, v. 3, n. 5, p. 17-24, jul./dez. 1984c.

______. Desafios à pesquisa em comunicação na América Latina. Boletim Intercom, São Paulo, n. 49-50, p. 18-32, 1984d.

______. Pueblo y masa en la cultura: de los debates y los combates. Tarea: Revista de Cultura, Lima, n. 13, 1985.

______. Identidade tecnológica e alteridade cultural. In: FADUL, A. (Org.). Novas tecnologias de comunicação: impactos políticos, culturais e socioeconômicos. São Paulo: Summus, 1986. p. 121-132.

______. La comunicación desde la cultura, crisis de lo nacional y emergencia de lo popular. Estudios sobre las Culturas Contemporáneas, Colima, v. 1, n. 3, p. 45-69, 1987a.

______. De los medios a las mediaciones: comunicación, cultura y hegemonía. Barcelona: Gustavo Gili, 1987b.

______. Crisis en los estudios de comunicación y sentido de una reforma curricular. Diálogos de la Comunicación, Lima, n. 19, p. 24-29, 1988.

______. Comunicación y ciudad: entre medios y miedos. Revista Comunicación, Caracas, v. 18, n. 82, p. 73-77, abr./jun. 1993.

______. Comunicação e cidade: entre meios e medos. Novos Olhares, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 5-9, 1998. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.1998.51305

MARTÍN-BARBERO, J.; GONZAGA MOTTA, L. Comunicación popular y los modelos transnacionales. Chasqui: Revista Latinoamericana de Comunicación, Quito, n. 8, p. 4-11, ago. 1983.

MARTÍN-BARBERO, J.; MIER VEGA, L. J. De la filosofía a la comunicación. Revista Comunicación, Caracas, v. 18, n. 82, p. 70-72, abr./jun. 1993.

MATTELART, M.; MATTELART, A. O carnaval das imagens: a ficção na TV. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1989.

OROZCO-GOMEZ, G. Hacia una dialéctica de la recepción televisiva. Comunicação & Política na América Latina, São Paulo, v. 13, n. 23-25. p. 57-73, 1993.

PASQUALI, A. Sociologia e comunicação. Petrópolis: Vozes, 1973.

VERÓN, E. Esquema para el analisis de la mediatización. Diálogos de la Comunicación, Lima, n. 48, p. 9-17, 1997.

______. La semiosis social, 2: ideas, momentos, interpretantes. Buenos Aires: Paidos, 2013. ______. Teoria da midiatização: uma perspectiva semioantropológica e algumas de suas consequências. MATRIZes, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 13-19, jan./jun. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i1p13-19

Publicado

2018-05-03

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Dos meios às mediações: Jesús Martín-Barbero na teoria da comunicação da Unisinos. (2018). MATRIZes, 12(1), 189-202. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v12i1p189-202