Os nativos digitais no Brasil e seus comportamentos diante das telas

Autores

  • Brasilina Passarelli Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Antonio Helio Junqueira Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Alan César Belo Angeluci Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i1p159-178

Palavras-chave:

literacia digital, crianças e jovens, telas

Resumo

O artigo dedica-se ao estudo da internet, celulares, videogames e televisão no quetange aos seus usos, valorações, posse e acesso por parte de crianças e adolescentesbrasileiros em seus ambientes de interação social na era das telas digitais. O estudoé feito a partir de ampla coleta de dados quantitativos organizados em quatro eixosde análise, a partir dos quais a investigação da chamada geração interativa oferececontribuições para além da compreensão das literacias digitais emergentes e revelatraços da contemporaneidade da convergência, na qual a construção do conhecimentoe a ludicidade do entretenimento estão em constante sinergia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Brasilina Passarelli, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Professora Titular pela ECA/USP em 2007 e Chefe do Departamento de Biblioteconomia e Documentação (CBD/ECA/USP) para os períodos 2006-2007, 2009-2011 e 2011-2013.Orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da ECA/USP.
  • Antonio Helio Junqueira, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Doutorando em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo, Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
  • Alan César Belo Angeluci, Universidade Municipal de São Caetano do Sul
    Doutorando em Ciências pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Realizou Doutorado Sanduíche na University of Brighton, Inglaterra. Mestre em Televisão Digital pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela mesma Instituição. Professor na Escola de Comunicação da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul e em cursos de especialização da UCB (Universidade Católica de Brasília), UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) e IPOG (Instituto de Pós-Graduação). Atua na área de Comunicação (Ciências Sociais Aplicadas I).

Publicado

2014-06-24

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda

Como Citar

Os nativos digitais no Brasil e seus comportamentos diante das telas. (2014). MATRIZes, 8(1), 159-178. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i1p159-178