O consumidor como agente no neoliberalismo

Autores

  • Julio Cesár Lemes de Castro Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v9i2p273-288

Palavras-chave:

Neoliberalismo, consumidor, cumplicidade, participação, empreendedorismo

Resumo

O discurso neoliberal, que se torna prevalente nas últimas décadas, destaca o papel ativo do consumidor. A agência do consumidor está associada a diversos fatores: retórica publicitária que enfatiza a cumplicidade com ele; tecnologias de si através das quais ele atua como empreendedor de si mesmo; mecanismos interativos que sugerem um aumento de sua participação; apelo à responsabilidade social em suas atitudes. Quando analisamos de perto cada um desses fatores, contudo, o suposto empoderamento do consumidor na contemporaneidade revela suas limitações

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Biografia do Autor

  • Julio Cesár Lemes de Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação
    Pesquisador de pós-doutorado na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com bolsa do CNPq. Graduado em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), com mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutorado em Psicologia Social no Instituto de Psicologia da USP

Publicado

2015-12-07

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda

Como Citar