No jardim das delícias: os dilemas de Brigitte Bardot no Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v13i1p191-209

Palavras-chave:

Fama, Brigitte Bardot, consumo

Resumo

Neste artigo, analisamos os modos como a mídia noticiou a passagem de Brigitte Bardot pelo Rio de Janeiro, entre janeiro e abril de 1964, buscando compreender as relações entre o fenômeno da fama e a cultura. A visita da estrela francesa contribuiu para o desenvolvimento do turismo em Búzios. Investigamos os modos como a atriz se posicionou como celebridade, negociando sua presença na mídia carioca. Examinamos também os discursos que envolveram a caracterização de Brigitte Bardot como símbolo sexual feminino. As conclusões indicam três dualidades marcantes da vinda da atriz ao Brasil: o amor e o ódio com relação à mídia; a fama e o anonimato; as celebridades e a promoção do consumo.

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Biografia do Autor

  • Everardo Rocha, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Professor-Associado do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio.

  • Lígia Lana, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Pesquisadora de Pós-Doutorado (PNPD/Capes-Faperj) do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio

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Publicado

2019-04-30

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda

Como Citar

Rocha, E., & Lana, L. (2019). No jardim das delícias: os dilemas de Brigitte Bardot no Rio de Janeiro. MATRIZes, 13(1), 191-209. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v13i1p191-209