Narrativas transmídia e experiências de maratona: Los casos del comisario Croce, de Ricardo Piglia, como projeto teórico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v14i1p41-57

Palavras-chave:

Ricardo Piglia, Los casos del comisario Croce, narrativas transmídia, ficção policial, literatura argentina

Resumo

De uma perspectiva narratológica, o artigo argumenta que o livro póstumo de Ricardo Piglia, Los casos del comisario Croce oferece aos leitores um projeto teórico sobre as narrativas transmídia e storytelling. A leitura de Los casos del comisario Croce como narrativa transmedial centra-se em dois aspectos: 1) O uso de Piglia de um texto escrito por Marx sobre produtividade e as profissões como limiar para sua narração transmedial; 2) o envolvimento da lógica transmedial usada para caracterizações e da lógica da estrutura da unidade transmedial whodunit.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eliseo R. Colón Zayas, Universidad de Puerto Rico

    Pesquisador e professor de Semiótica, Comunicação e Estética, Discurso Publicitário e Estudos Culturais, na Escola de Comunicação da Universidad de Puerto Rico, da qual foi diretor de 1999 a 2013. É diretor do Centro de Investigaciones en Comunicación (CiCom), da Escola de Comunicação da Universidad de Puerto Rico.

Referências

Anderson, M. J. (2011). The rise of the producer-novelist: Shifting perceptions of authorship in transmedia publishing. Journal of Law, Technology and Internet, 2(2), 47-70. Recuperado de https://bit.ly/2T3lm1L

Andrew Brown, J. (2006). Life signs: Ricardo Piglia’s cyborgs. In J. Hoeg & K. S. Larsen (Eds.), Science, literature, and film in the Hispanic world (pp. 87-107). Nova York, NY: Palgrave Macmillan.

Andrew Brown, J. (2009). Cyborgs, post-punk, and the neobaroque: Ricardo Piglia’s La ciudad ausente. Comparative Literature, 61(3), 316-326. doi: https://doi.org/10.1215/00104124-2009-018

Arcamone, M. J. (2012). Names and identities in the Italian detective story. Oslo Studies in Language, 4(2), 17-27. Recuperado de https://bit.ly/2Z00JHv

Bajtin, M. (1989). Teoría y estética de la novela. Madri, Espanha: Taurus.

Bakhtin, M. (1981). The dialogic imagination. Austin, TX: University of Texas Press.

Balderston, D. (2001). Ricardo Piglia. In C. A. Solé & K. Müler-Bergh (Eds.), Latin American writers: Supplement I (pp. 403-413). Nova York, NY: Charles Scribners & Sons.

Barthes, R. (1974). S/Z: An essay. Nova York, NY: Hill and Wang.

Benjamin, W. (1999). The arcades project. Cambridge, MA: Harvard University Press.

Bonfantini, M. A., & Proni, G. (1983). To guess or not to guess? In U. Eco & T. Sebeok (Eds.), The sign of three, Dupin, Holmes, Peirce (pp. 119-134). Indiana, IN: Indiana University Press.

Eco, U. (1984). Postscript to The name of the rose. Nova York, NY: Harcout.

Fernández Cobo, R. (2015). Ricardo Piglia: el lector de la tribu. Tejuelo, 21(1), 117-136. Recuperado de http://hdl.handle.net/10662/4876

Fernández Cobo, R. (2016). Multimodalidad e hipertextualidad en La ciudad ausente de Ricardo Piglia: De la novela gráfica a la ópera de Gandini. Tonos Digital, (30). Recuperado de https://bit.ly/3bo0J6U

Fuchs, C. (2010). Labor in informational capitalism and on the internet. The Information Society, 3(26), 179-196. doi: https://doi.org/10.1080/01972241003712215

Genette, G. (1989). Palimpsestos: La literatura en segundo grado. Madri, Espanha: Taurus.

Gramsci, A. (1981). Cuadernos de la cárcel (Tomo 2). México, DF: Era.

Hernández Peñalosa, A. (2011, agosto). Hibridación genérica en Respiración Artificial de Ricardo Piglia. Artigo apresentado na X Jornadas Nacionales de Literatura Comparada, La Plata, Argentina. Recuperado de https://bit.

ly/2VfqG3F

Hutcheon, L (1985). A theory of parody: The teachings of twentieth-century art forms. Londres, Inglaterra: Methuen.

Hutcheon, L. (1988). A poetics of postmodernism: History, theory, fiction. Londres, Inglaterra: Routledge.

Jenkins, H. (2006). Convergence culture: Where old and new media collide. Nova York, NY: New York University Press.

Jenkins, H. (2011, 31 de julho). Transmedia storytelling 202: Further reflections [postagem de blog]. Recuperado de https://bit.ly/2WRmBlT

Kinder, M. (1991). Playing with power: In movies, television and video games. Berkeley, CA: University of California Press.

Kristeva, J. (1978). Semiótica 1 y 2. Madri, Espanha: Fundamentos. Long, G. A. (2007). Transmedia storytelling business, aesthetics and production at the Jim Henson Company (Dissertação de mestrado, Massachusetts Institute of Technology, Cambridge). Recuperado de https://bit.ly/2KbYRTB

Marx, K. (1973). Grundisse. Londres, Inglaterra: Penguin. (Obra origina publicada em 1857)

McHale, B. (1987). Postmodernist fiction. Londres, Inglaterra: Methuen.

Moulier Boutang, Y. (2012). La abeja y el economista. Madri, Espanha: Traficante de Sueños.

Oliva Abarca, J. E. (2017). Autenticidad y falseamiento en Respiración artificial, de Ricardo Piglia. Valenciana, 11(21), 7-26. doi: https://doi.org/10.15174/rv.v0i21.316

Oyserman, D. (2007). Social identity and self-regulation. In A. W. Kruglanski & E. T. Higgins (Eds.), Social psychology: Handbook of basic principles (2a ed., pp. 432-453). Nova York, NY: Guilford.

Oyserman, D. (2009a). Identity-based motivation: Implications for action-readiness, procedural readiness, and consumer behavior. Journal of Consumer Psychology, 1(9), 250-260. doi: https://doi.org/10.1016/j.jcps.2009.05.008

Oyserman, D. (2009b). Identity-based motivation and consumer behavior. Journal of Consumer Psychology, 1(9), 276-279. doi: https://doi.org/10.1016/j.jcps.2009.06.001

Peirce, C. S. (1965). Collected papers of Charles Sanders Peirce (C. Hartshorne & P. Weiss, Eds.). Cambridge, MA: Harvard University Press.

Peirce, C. S. (1968) Escritos lógicos (P. Castrillo Criado, Ed.). Madri, Espanha: Alianza.

Phillips, A. (2010, 6 de abril). WTF is transmedia? [postagem de blog]. Recuperado de https://bit.ly/2VA2s2X

Piglia, R. (2000). Formas breves. Barcelona, Espanha: Anagrama.

Piglia, R. (2001). Crítica y ficción. Barcelona, Espanha: Anagrama.

Piglia, R. (2010). Blanco nocturno. Barcelona, Espanha: Anagrama.

Piglia, R. (2018). Los casos del comisario Croce. Barcelona, Espanha: Anagrama.

Propp, V. (1968). Morphology of the folktale. Austin, TX: University of Texas Press.

Rojas, E. (2013). Ricardo Piglia’s schizophrenic machine: The madness of resistance in La ciudad ausente. Hispanet Journal, 6, 1-19. Recuperado de https://bit.ly/3adxRNV

Scolari, C. A. (2009). Transmedia storytelling: Implicit consumers, narrative worlds, and branding in contemporary media production. International Journal of Communication, 3, 586-606. Recuperado de https://bit.ly/3cuahPd

Sennett, R. (1998). The corrosion of character: The personal consequences of work in the new capitalism. Nova York, NY: Norton.

Todorov, T. (1978). Poétique de la prose. Paris, França: Seuil.

Publicado

2020-05-10

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Narrativas transmídia e experiências de maratona: Los casos del comisario Croce, de Ricardo Piglia, como projeto teórico. (2020). MATRIZes, 14(1), 41-57. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v14i1p41-57