Viver como um Zumbi na Mídia (é o único meio de sobreviver)

Autores

  • Mark Deuze University of Amsterdam in The Netherlands.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v7i2p113-129

Palavras-chave:

Teoria da mídia, teoria social, zumbis, materialismo, vitalismo, ontologia da mídia.

Resumo

Nessa contribuição, argumenta-se que viver na, ao invés de com, mídia não apenas nos transforma em zumbis, mas que tal zumbificação nos oferece vantagens adaptativas para sobrevivência no século XXI. Como zumbis midiáticos, estamos mais bem equipados para abraçar o coletivismo ao invés do individualismo; ser anti-hierárquico ao invés de organizado verticalmente; e se engajar em nossos mundos mútuos (de mídia) com paixão e fervor sem necessariamente ter um plano ou objetivo específico em mente. No fim, o futuro da humanidade como zumbis midiáticos se resume à pergunta: se isso realmente é uma sociedade zumbi, o que seria o equivalente mediado de arrancar a cabeças das pessoas? A resposta pode ser encontrada em práticas como hacking, o conjunto de habilidades do fandom  e a moralidade do coletivo.

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Biografia do Autor

  • Mark Deuze, University of Amsterdam in The Netherlands.
    É professor de Media Studies na University of Amsterdam in The Netherlands. Também foi professor no departamento de Telecomunicações da Indiana University. Publicou sete livros, entre eles "Media Work" (Polity Press, 2007) e "Media Life" (Polity Press, 2012).

Publicado

2013-12-06

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Viver como um Zumbi na Mídia (é o único meio de sobreviver). (2013). MATRIZes, 7(2), 113-129. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v7i2p113-129