A interação mediada na era digital

Autores

  • John B. Thompson University of Cambridge

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v12i3p17-44

Palavras-chave:

Comunicação, Interação, Mídia, Visibilidade, Informantes

Resumo

Em A mídia e a modernidade, Thompson desenvolve uma teoria interacional dos meios de comunicação que distingue três tipos básicos de interação: 1) interação face a face; 2) interação mediada; e 3) quase-interação mediada. À luz da revolução digital e do crescimento da internet, este artigo apresenta um quarto tipo: a interação mediada on-line. Baseando-se na distinção de Goffman entre as regiões frontais e as de fundo, Thompson mostra como a quase-interação mediada e a interação on-line mediada criam novas oportunidades para o vazamento de informações e conteúdos simbólicos das regiões secundárias para as frontais, com consequências que podem ser embaraçosas, prejudiciais e, por vezes, extremamente perturbadoras.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BAYM, N. K. Personal connections in the digital age. 2. ed. Cambridge: Polity, 2015.

BOORSTIN, D. J. The image: a guide to pseudo-events in America. Nova York: Random House, 1961.

BOYD, d. m.; ELLISON, N. B. Social network sites: definition, history, and scho-larship. Journal of Computer-Mediated Communication, Oxford, v. 13, n. 1, p. 210-230, 2008. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1083-6101.2007.00393.x

BROWN, Gordon. The Gordon Brown and Gillian Duffy transcript. The Guardian, 2010. Disponível em: https://www.theguardian.com/politics/2010/apr/28/gordon-brown-gillian-duffy-transcript. Acesso em: 11 dez. 2018

CASTELLS, M. Communication power. Oxford: Oxford University Press, 2009.

CHADWICK, A. The hybrid media system: politics and power. Oxford: Oxford University Press, 2013.

GIBSON, J. J. The theory of affordances. In: ______. The ecological approach to visual perception. Boston: Houghton Mifflin, 1979. p. 127-137.

GILLESPIE, T. The relevance of algorithms. In: GILLESPIE, T.; BOCZKOWSKI, P. J.; FOOT, K. A. (Eds.). Media technologies: essays on communication, materiality, and society. Cambridge: MIT Press, 2014. p. 167-193.

BOCZKOWSKI, P. J.; FOOT, K. A. (Eds.). Custodians of the Internet. New Haven: Yale University Press, 2018.

GOFFMAN, E. The presentation of self in everyday life. Harmondsworth: Penguin, 1969.

MADIANOU, M. Ambient co-presence: transnational family practices in polymedia environments. Global Networks, Hoboken, v. 16, n. 2, p. 183-201, 2016. DOI: https://doi.org/10.1111/glob.12105

MADIANOU, M.; MILLER, D. Polymedia: towards a new theory of digital media in interpersonal communication. International Journal of Cultural Studies, Thousand Oaks, v. 16, n. 2, p. 168-187, 2012. DOI: https://doi.org/10.1177/1367877912452486

THOMPSON, J. B. The media and modernity: a social theory of the media. Cambridge: Polity, 1995.

THOMPSON, J. B. Political scandal: power and visibility in the media age. Cambridge: Polity, 2000.

TURNER, F. Trump on Twitter: how a medium designed for democracy became an authoritarian’s mouthpiece. In: BOCZKOWSKI, P. J.; PAPACHARISSI, Z. (Eds.). Trump and the media. Cambridge: MIT Press, 2018. p. 143-149.

Downloads

Publicado

2018-12-26

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Thompson, J. B. (2018). A interação mediada na era digital. MATRIZes, 12(3), 17-44. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v12i3p17-44