Vinho novo em odres velhos: sociedade de massa, espetacularização e novas tecnologias em Black Mirror

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v14i1p291-296

Palavras-chave:

Black Mirror, novas tecnologias, sociedade midiática

Resumo

O texto trata-se de uma resenha crítica do livro Isso (não) é muito Black Mirror, lançado por André Lemos, em 2018. Nele o autor discute como, apesar de tocar em temas caros à comunicação – como sociedade midiática, mídias digitais, redes sociais, as questões do corpo, da vigilância e demais tecnologias – a série apenas tangencia questões cruciais do século passado. Mesmo que sem negar a importância dos temas discutidos, o livro faz uma crítica às abordagens já ultrapassadas de Black Mirror, que nem de longe conseguem vislumbrar os atuais problemas e desafios da contemporaneidade. Por trás de uma perspectiva que aparentemente fala do futuro, o que se tem, na realidade, são novas tecnologias sendo apresentadas com roupagens velhas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andreza Patricia Almeida dos Santos, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Bolsista Capes. Pesquisadora do Centro de Estudos de Telenovela (ECA/USP) e membro do Observatório Ibero-Americano de Ficção Televisiva (Obitel).

Referências

Coral, G. (2019). O que esperar da 6ª temporada de Black Mirror. Observatório do Cinema. Recuperado de https://bit.ly/2JLxijA

Couldry, N., & Hepp, A. (2016). The mediated construction of reality. Cambridge, Inglaterra: Polity Press.

Harari, Y. N. (2016). Homo Deus: Uma breve história do amanhã. São Paulo, SP: Companhia das Letras.

Hartley, S. (2017). The fuzzy and the techie: Why the liberal arts will rule the digital world. Boston, MA: Houghton Mifflin.

Lemos, A. (2018). Isso (não) é muito Black Mirror: Passado, presente e futuro das tecnologias de comunicação e informação. Salvador, BA: Edufba.

Van Djick, J. (2014). Datafication, dataism and dataveillance: Big Data between scientific paradigm and ideology. Surveillance & Society,12(2), 197-208. doi: https://doi.org/10.24908/ss.v12i2.4776

Publicado

2020-05-07

Edição

Seção

Resenhas de livros

Como Citar

Vinho novo em odres velhos: sociedade de massa, espetacularização e novas tecnologias em Black Mirror. (2020). MATRIZes, 14(1), 291-296. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v14i1p291-296

Dados de financiamento