Igreja eletrônica, religiosidade midiática, religiosidade midiatizada: conceitos para pensar as relações entre mídia e religião

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v15i1p275-298

Palavras-chave:

Igreja eletrônica, Midiatização da religião, Mídia e religião, Religiosidade midiática, Religiosidade midiatizada

Resumo

O crescente número de pesquisas sobre mídia e religião tem favorecido a emergência de um conjunto diverso de olhares sobre o fenômeno, o que se reflete em diferentes metodologias, teorias e conceitos. Este artigo objetiva discutir conceitos recorrentes em trabalhos de pesquisadores desta área, sobretudo no Brasil, e indicar de que modo nos ajudam a entender aspectos dessa problemática, bem como possíveis limitações. Assim, por meio de revisão bibliográfica, reflete-se sobre a produtividade de conceitos gerais como igreja eletrônica, religiosidade midiática, religiosidade midiatizada para pensar as transformações da religião na contemporaneidade nas suas interconexões com a mídia.

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Biografia do Autor

  • Marco Túlio de Sousa, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Doutor em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), graduado em Comunicação (habilitação Jornalismo) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

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Publicado

2021-06-08

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda

Como Citar

Igreja eletrônica, religiosidade midiática, religiosidade midiatizada: conceitos para pensar as relações entre mídia e religião. (2021). MATRIZes, 15(1), 275-298. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v15i1p275-298