Conservadorismo e masculinidade tóxica na cultura gamer: uma aproximação a Magic: The Gathering

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v15i2p251-277

Palavras-chave:

Masculinidade tóxica, Conservadorismo, Games, Cultura nerd, Magic: The Gathering

Resumo

A partir de um esforço etnográfico empreendido entre os anos de 2016 e 2020, este artigo problematiza a encenação de uma masculinidade tóxica dentro de espaços de convívio relacionados ao card game Magic: The Gathering. O objetivo é sugerir uma relação entre os comportamentos observados e o reforço de valores conservadores na comunidade formada a partir da experiência deste jogo, avançando na compreensão das dinâmicas sociais da cultura gamer. Essa observação parte do pressuposto de que a comunidade de jogadores formada a partir da experiência desse jogo é o resultado da articulação de dois contextos sociotécnicos particulares: a cultura nerd e as mecânicas inscritas no design e na experiência do jogo em si.

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Biografia do Autor

  • Thiago Falcão, Universidade Federal da Paraíba

    Professor Adjunto do Curso de Comunicação em Mídias Digitais da Universidade Federal da Paraíba e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB.

  • Tarcizio Macedo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Comunicação, Cultura e Amazônia pela Universidade Federal do Pará, com período sanduíche na UFBA e Uneb.

  • Gabriela Kurtz, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Doutora em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2021-08-31

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda

Como Citar

Falcão, T., Macedo, T., & Kurtz, G. (2021). Conservadorismo e masculinidade tóxica na cultura gamer: uma aproximação a Magic: The Gathering. MATRIZes, 15(2), 251-277. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v15i2p251-277