Sistema de simulação e design para realidade aumentada baseada em vídeo-mapping

Autores

  • Lucas Meirelles do Prado Universidade de São Paulo. Escola Politécnica

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2526-8260.mecatrone.2019.155396

Palavras-chave:

Realidade aumentada, Simulação, CAD, Vídeo-mapping

Resumo

A realidade aumentada possui grande potencial para se espalhar pelo mundo. Existem hoje diversos meios de misturar a realidade com o mundo virtual. Neste projeto, interessa a utilização do vídeo-mapping como um meio de aumentar a realidade. Esse tipo de tecnologia usa objetos reais como meio básico para ser aumentado, que será colorido e modificado com um projetor. Interessou-se ainda mais pelo projeto e pelo desenvolvimento dessas estruturas projetivas, sobre como pode-se criar, da maneira mais fácil e produtiva, um sistema de projeção que seja capaz de iluminar um objeto de determinado tamanho. Quais deverão ser as dimensões para isso? Estas perguntas motivam o desenvolvimento de um sistema de CAD específico para projeções. Esse software foi desenvolvido e testado nesta pesquisa. Apresentam-se aqui as principais descobertas e os algoritmos utilizados para a construção de tal equipamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUDET, Samuel; OKUTOMI, Masatoshi. A user-friendly method to geometrically calibrate projector-camera systems. 2009 IEEE Computer Society Conference on Computer Vision and Pattern Recognition Workshops. Miami, FL, USA, 2009.

DASSAULT SYSTÈMES. Solidworks: 2017 Solidworks API Help. Disponível em: <http://help.solidworks.com/2017/english/api/sldworksapiprogguide/>. Acesso em: 24 de julho de 2018.

SMARTPIXELS. Smartpixels: The reality is our canvas. Disponível em: <https://www.smartpixels.fr>. Acesso em: 24 de julho de 2018.

SUTHERLAND, Ivan E. The Ultimate Display. Proceedings of the IFIP Congress 65, 1965, pp. 506–508.

TSAI, Roger Y. An Efficient and Accurate Camera Calibration Technique for 3D Machine Vision. Proceedings of IEEE Conference on Computer Vision and Pattern Recognition, Miami Beach, FL, 1986, pp. 364-374.

TSAI, Roger Y. A versatile camera calibration technique for high-accuracy 3D machine vision metrology using off-the-shelf TV cameras and lenses. IEEE Journal on Robotics and Automation, volume 3, issue 4, 1987, pp. 323-344.

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

Prado, L. M. do. (2019). Sistema de simulação e design para realidade aumentada baseada em vídeo-mapping. Mecatrone, 4(1), 11. https://doi.org/10.11606/issn.2526-8260.mecatrone.2019.155396

Edição

Seção

Artigos