Histórias em quadrinhos digitais: linguagem e convergência digital

Autores

  • Thiago da Silva Krening UFRGS
  • Tânia Luisa Koltermann da Silva UFRGS
  • Régio Pierre da Silva UFRGS

Resumo

As histórias em quadrinhos (HQs) como conhecidas atualmente surgiram em fins do século XIX. Desde então muito mudou neste meio, e atualmente as transformações têm sido ainda maiores devido à convergência digital. Novas possibilidades de narrativa a partir de recursos digitais estão surgindo, fazendo com que alguns autores questionem se o que se tem produzido ainda são histórias em quadrinhos ou seriam uma nova linguagem híbrida. Este artigo tem o objetivo de discutir definições de histórias em quadrinhos digitais através de um levantamento bibliográfico, apresentando a evolução destas e confrontando-as com conceitos de hipermídia e multimídia. Por fim, pontuam-se exemplos de HQs digitais que utilizam os recursos apontados na bibliografia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thiago da Silva Krening, UFRGS
    Graduado em Desenho Industrial - Programação Visual pela UFSM, especialista em Cinema pela Unifra e mestrando do curso de Design da UFRGS.

Downloads

Publicado

2015-11-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Histórias em quadrinhos digitais: linguagem e convergência digital. (2015). 9ª Arte (São Paulo), 4(2), 35-44. https://www.revistas.usp.br/nonaarte/article/view/137019